Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Buriti Alegre -

Cenário indefinido na eleição de prefeito em Buriti Alegre

Mais de 42% dos eleitores ainda não sabem em quem votar nas eleições de 2020

A primeira rodada da pesquisa Global Consulting com a intenção de votos para prefeito na cidade Buriti Alegre, polo turístico na região Sul, mostra um cenário indefinido. Mesmo com o atual prefeito e pré-candidato a reeleição André Chaves (MDB) apresentando uma ligeira vantagem, o levantamento mostra um cenário aberto e com outros dois pré-candidatos – João Alfredo (PP) e Félix Alves (PRTB) tecnicamente empatados e muito próximos ao primeiro colocado.

O levantamento feito no dia 1º de setembro procurou conhecer a preferência do eleitor buriti-alegrense que vai votar no próximo dia 15 de novembro para eleger um prefeito, vice e 9 vereadores.

Durante o trabalho de coleta de dados (resposta espontânea), a Global Consulting apurou que 42,5% dos eleitores do município ainda não sabem em quem vão votar. Ficando claro que a pandemia do novo Coronavírus que promoveu o distanciamento das pessoas impacta neste dado, já que os pré-candidatos têm pouca oportunidade de contato com o eleitorado.

Neste mesmo cenário (resposta espontânea), a pesquisa apurou que o atual prefeito André Chaves tem a preferência de 23% dos eleitores entrevistados, enquanto que o ex-prefeito João Alfredo que trocou o PT pelo PP aparece com 16%, seguido pelo vereador Félix Alves que também alcançou 16%. Eleitores que responderam branco ou nulo somam 2,5%.

Diferença continua pequena mesmo na estimulada

Outro cenário avaliado foi o de respostas estimuladas, onde o entrevistador apresenta ao eleitor o disco contendo os nomes dos pré-candidatos que se apresentaram nesta fase da pré-campanha. Neste, o prefeito André Chaves também aparece em primeiro lugar, com pequena vantagem.

André Chaves aparece neste cenário com 32,5%, João Al-fredo alcançou 25,7%, enquanto que Félix Alves é lembrado com 24,8%. Orlando aparece com 1,5% e Garibaldo 1%. Não Souberam ou Não Responderam 10,5% dos entrevistados e 4% optaram por informar que vão votar em Branco.

André Chaves lidera rejeição

Os três primeiros colocados na preferência do eleitor buriti-alegrense também lideram a rejeição, cenário estimulado com a apresentação do disco com os nomes dos pré-candidatos a prefeito do município.

O atual prefeito André Chaves aparece como o mais rejeitado com 16,3%. Em seguida vem João Alfredo que é rejeitado por 14,5% e Félix Alves sendo rejeitado por 12 %. Garibaldo aparece rejeitado por 10,8%, Orlando é rejeitado por 10,3%. Já 13,5% dos eleitores optaram por votar em Branco; 11,5% não rejeita ninguém; e, 9,1% não sabem ou não responderam.

METODOLOGIA: Universo: Eleitores de Buriti Alegre-GO; Amostra: 300 eleitores; Margem de erro: 5,5% pontos percentuais para mais ou para Menos; Intervalo de confiança: 95%; Coleta de dados: 01/09/2020; Realização: Global Consulting; Pagante: O próprio instituto; Distribuição espacial Bairros: Centro, Morada dos Buritis, Aeroporto, Ana Rita, Maciel, J. Carrilho, Caladia, Vila Planalto, São Francisco, Sol Nascente e Serra Dourada. Margem de erro de 5,5% para um intervalo e confiança de 95% Registro no TSE: GO-08409/2020.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior