Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

A abertura nacional da colheita de soja será em Goiás

A abertura nacional da colheita de soja será em Goiás


A abertura oficial da colheita da soja no Brasil acontece hoje, em Rio Verde, Sudoeste de Goiás, na fazenda Abóbora, GO 174, km 04, sentido Rio Verde para Caçu. O evento é uma realização do Sistema Faeg/Senar, com parceria do Sindicato Rural de Rio Verde, Canal Rural e Aprosoja, com o apoio técnico da Embrapa e contará com a presença de diversas autoridades.
O País começa a temporada agrícola beneficiando-se da quebra produtiva registrada em países como os Estados Unidos – gigante da produção mundial. Preços da commodity em alta e a perspectiva de se ofertar a maior colheita de soja na história fazem os trabalhos no campo ganharem impulso.

A soja é o destaque da safra 2012/13 tanto no Brasil como em Goiás. Segundo estimativas do setor, a cultura é a que mais deve crescer este ano, se tornando a principal atividade agrícola do País. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 82 milhões de toneladas da oleaginosa, um acréscimo de 16 milhões de toneladas em relação à safra passada.

O estado de Goiás é o quarto maior produtor de soja do País e deve colher nove milhões de toneladas da oleaginosa, 10% a mais que no ciclo passado. A soja foi o grão que apresentou maior crescimento de área no Brasil. Foram semeados 27,3 milhões de hectares, uma variação de 5% acima da safra anterior, quando foram cultivados 25,04 milhões de hectares, no País.

Rio Verde - O município é o terceiro maior em Valor Bruto da Produção (VBP) de Goiás e o 11º do país com a geração de R$ 917 milhões (IBGE 2011). A capital goiana do agronegócio foi o município mais rico na atividade agropecuária do país (PIB 2009). A soja tem participação significativa nestes resultados com estimativa de produção de 907,5 mil toneladas devendo firmar Rio Verde como o município de maior produção desta oleaginosa em Goiás e ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior