Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Entorno do DF recebe reforço no policiamento

Entorno do DF recebe reforço no policiamento

Os municípios goianos do Entorno do Distrito Federal vivem um momento histórico, com 360 novos policiais militares entregues em três municípios hoje pelo vice-governador José Eliton. “Para quem vem do interior, como eu, é melhor dizer que é um dia de resultado na Segurança Pública de Goiás que foi reestruturada e reaparelhada, ou seja, arou e semeou infraestrutura e pessoal para colher a redução da criminalidade nesta região”, foi o que afirmou nesta manhã, 20, o vice-governador José Eliton, no pátio do 10º Batalhão da PM, em Luziânia.

Os novos policiais fazem parte do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve) e serão distribuídos entre Luziânia (160 novos PMs), Águas Lindas e Formosa (100 cada). José Eliton representou o governador Marconi Perillo na cerimônia, que teve a presença de várias autoridades civis e militares. Com os iniciantes desta quinta, já são 1,3 mil os PMs do Simve em diferentes municípios goianos, informou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.

O vice-governador e também o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, destacaram que o Simve já desperta interesse de outros estados. “É um modelo, um símbolo exemplar de ganho social, com emprego de pessoal talhado, preparado pelo Exército e treinado pela PM”, enfatizou José Eliton. Ele ainda classificou o ano de 2014 como ano de realização singular na história de Goiás porque não apenas obras estão sendo entregues, “mas também há uma efetiva rede de proteção social em funcionamento e sendo ampliada”.

O prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin também havia classificado o dia como data histórica para Luziânia e região pela chegada de um reforço policial nunca visto na cidade. “Temos um sinal de criatividade, dinamismo e foco do Governo de Goiás que serve de exemplo a outros estados e que conta com o apoio da administração municipal”, destacou o prefeito.

O incremento do efetivo dos comandos regionais da PM, envolvendo os municípios do Entorno, e os esforços do governador Marconi Perillo e do vice neste sentido, foram destaques no discurso do secretário de segurança. “O vice-governador, José Eliton, tem sido incentivador, orientador e parceiro para melhorar nossa segurança, para que não estejamos como no passado, quando a entrega de novos policiais em uma cidade como Luziânia girava em torno de 15 a 20 policiais novos, e hoje, por determinação do governador Marconi, temos 160 novos para a população desta cidade”, citou Mesquita em discurso à tropa.

Segundo ele, novos policiais serão disponibilizados gradativamente à região com o término de novos cursos de formação, em andamento e para iniciar. “Temos um processo para selecionar mais 1,3 mil policiais do Simve com início de atividade previsto para abril ou maio”, finalizou. José Eliton e as demais autoridades assistiram os atos solenes militares para a entrada do efetivo e, no final, o ato solene de Continência ao Terreno, onde os novos policiais fazem uma deferência à nova cidade de lotação.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior