Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Estado e Sebrae firmam parceria para educação em empreendedorismo

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), firmou parceria com o Sebrae Goiás para a implementação de metodologias de ensino de empreendedorismo nas escolas de Ensino Médio em tempo integral. A parceria tem por objetivo implantar o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) para fim de implementação das seguintes metodologias: Despertar e Crescendo e Empreendendo. A ideia é inovar e potencializar o desenvolvimento social e técnico-científico dos estudantes da rede estadual de educação.

A princípio serão contempladas 30 coordenações Regionais de Educação, com foco nas 66 escolas de ensino médio em tempo integral, as quais apresentam, dentro do seu modelo de gestão pedagógica, condições de desenvolver as ações propostas. As metodologias visam a promoção de ações que possibilitarão aos alunos desenvolver comportamentos empreendedores, capacitando-os para elaborar ideias inovadoras e com vistas à preparação para atuação no mercado de trabalho.

O diretor do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, afirmou que a parceria vem ao encontro da missão da própria entidade, que é contribuir com a educação dos jovens no Estado com a vertente do empreendedorismo. “Encontramos hoje na Secretaria de Educação a oportunidade de levar o PNEE para as escolas da rede pública. É o início, e queremos estender isso para todas as escolas estaduais de Goiás. Quem vai resolver os problemas do nosso País no futuro são os jovens, e esses alunos é que serão os responsáveis por isso”, projetou o diretor.

A superintendente do Ensino Médio, Osvany da Costa Gundim Cardoso, ressaltou que a expectativa da Seduc é ampliar e divulgar a educação empreendedora entre os alunos contemplados pelo programa. “Isso se dará por meio da inclusão de conteúdos relacionados ao empreendedorismo aos currículos escolares, além de capacitar diretores, coordenadores e professores para que sejam multiplicadores nessas unidades escolares, de modo a contribuir para a formação empreendedora dos estudantes”, destacou.

O superintendente executivo da Seduc, coronel Avelar Viveiros, destacou que o projeto fortalece as escolas e que a tendência é ampliá-lo. “Pelo seu valor, sua importância e o que ele agrega ao que a Seduc já entrega aos alunos de todo o Estado, nossa expectativa é que esse projeto se torne maior do que já firmamos hoje”, disse. E completou: “Agora, além do conhecimento que já é oferecido, estamos adicionando uma expertise para preparar os jovens para o mercado de trabalho”, encerrou.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior