Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Lançado Fórum Goiano de Recursos Hídricos

Emater integra grupo que irá executar Plano Estadual de gestão da água

Gilmara Roberto

Na última sexta-feira (20/5), o Ministério Público de Goiás (MP/GO) lançou oficialmente o Fórum Goiano de Recursos Hídricos, em cerimônia realizada dentro da programação do Seminário “Saneamento em Goiás: Desafios dos Usos Múltiplos da Água”. Além do MP/GO, o grupo integra representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Saneago e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), entre outras instituições.

De acordo com a promotora e coordenadora Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Suelena Carneiro Caetano Fernandes Jayme, o objetivo do fórum é garantir o uso da água pelos diversos setores de maneira compartilhada. “A ideia é pensar ações conjuntas e promover o encontro de diversos usuários para que ações eficazes sejam implementadas”, defendeu a promotora.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, destacou a importância de se planejar a utilização da água de maneira holística. “Qualquer política pública e qualquer ação da ciência precisa estar voltada para entender as relações complexas que se dão no nosso ecossistema. Não adianta defender que o produtor precisa proteger a nascente se ele não tem renda para atender desejos e necessidades de todo ser humano, como educação e alimentação”, argumentou Arraes.

Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha destacou a importância do planejamento e da definição de metas para a gestão das águas. “A improvisação pode ser perigosa em termos de gestão pública. O Plano Estadual de Recursos Hídricos está concluído e a nossa ideia e divulgá-lo ao máximo, fazer com que se torne lei e cumprir as metas e o planejamento desse plano”, projetou o secretário.

 O Fórum

O Fórum Goiano de Recursos Hídricos é definido como um espaço permanente, plural e aberto para o desenvolvimento de ações do uso sustentável da água pelos diversos setores, tais com a agricultura, a indústria, os sistemas de hidroenergia e o meio urbano. O grupo conta com dois representantes de cada instituição parceira, sendo um titular e outro suplente.

Leo Lince do Carmo Almeida (titular) e José Mauro Ribeiro (suplente) são os representantes da Emater no Fórum. O grupo conta ainda com membro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea/GO), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, entre outras instituições. Foto: Emater/ Nivaldo Ferr

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior