Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiânia -

Operação Semana Santa quer zerar mortes por afogamento

 

Operação Semana Santa quer zerar mortes por afogamento

 

Mais de 600 bombeiros atuam desde quarta-feira, dia 27, na Operação Semana Santa. A ação iniciou às 18 horas, na cidade de Goiás, palco da Procissão do Fogaréu, e segue até às 8 horas da próxima segunda-feira, dia 1º. O principal objetivo da operação, lançada nesta terça-feira, dia 26, é zerar as mortes por afogamento no Estado. O evento foi no 1º Batalhão Bombeiro, em Goiânia.

A prevenção e atendimento a acidentes, principalmente os automobilísticos, também será reforçada nessa ação. Estimativa do Corpo de Bombeiros revela que nos dias de pico, quinta-feira (dia 28) e domingo (dia 31), o fluxo de veículos nas rodovias aumente cerca de 60%. Por causa disso, haverá acréscimo de 100 bombeiros nesses dois dias. Na quinta-feira, dia 28, os bombeiros estarão nas principais saídas de destinos turísticos de Goiânia, distribuindo panfletos educativos para os turistas. Os bombeiros estarão nas GOs 060, 070, 020, 080 e BR-060.

Durante o feriado da Semana Santa do ano passado, duas pessoas morreram afogadas em Goiás. O número representou uma queda significativa, já que em 2011 foram seis mortes registradas. Segundo os bombeiros, praticamente todos poderiam ter sido evitados, uma vez que a causa da maioria foi a imprudência. O comandante da Operação Semana Santa, major Douglas Castilho de Queiroz, afirma que as principais vítimas são adultos que ingerem bebidas alcoólicas e crianças.

Queiroz (foto) explicou que em caso de afogamento, a orientação é que se tente regatar a vítima utilizando boias, cordas e evitar entrar na água para fazer o resgate corpo a corpo. Isso porque, pode gerar riscos àqueles que tentam o salvamento sem ter o devido preparo técnico.

“Ao chegar no local delimite a área de banho com boias, principalmente se houver crianças. Tenha à mão alguns utensílios, caso alguma criança entre em pânico devido a princípio de afogamento, você possa rebocá-la até a margem”, afirma o comandante.


Balanço

Em 2012, a Operação Semana Santa do Corpo de Bombeiros registrou 1.189 ocorrências, a maioria relacionada a acidentes de trânsito. Foram registrados ainda 17 mortes contra 32 em 2011. A expectativa para esse ano é que o número continue caindo. Para isso, os bombeiros voltam a investir na prevenção.

Todo o efetivo operacional da Corporação espalhado por Goiás e um reforço de cerca de 100 bombeiros, a maioria guarda-vidas, participará da operação Semana Santa 2013. As unidades dos bombeiros trabalharão de forma integrada, promovendo apoio mútuo caso necessário.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior