Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

29º BPM recebe frota nova

As polícias goianas passaram a contar, desde ontem, com uma frota completamente renovada. O governo de Goiás, por meio da Secretaria da Segurança Pública, entregou as 700 primeiras das 2.141 viaturas que substituirão as que são utilizadas atualmente pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. O investimento é de cerca de R$ 110 milhões. A nova frota é maior que a existente até agora (que era de 1.909 viaturas). Mesmo assim, o contrato de locação com as quatro empresas vencedores ficou aproximadamente 10% mais barato.

Além da ampliação no número de veículos, há outras novidades. A partir de agora, todas as viaturas utilizadas pelas forças policiais goianas serão monitoradas por meio de GPS. Dessa forma, os comandantes poderão saber em tempo real a localização de cada viatura, o que facilitará o gerenciamento da frota.

Outra novidade é que parte da frota composta por Gol 1.0 que eram utilizados pela Polícia Militar foi trocada por 643 Palio Weekend 1.4. Com carroceria maior, os novos veículos terão espaço exclusivo para transporte de presos. “Dessa forma, os presos poderão ser transportados com maior dignidade”, explica o comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves.

Os grupamentos especiais, como Rotam, GPT e GT3, receberão veículos tipo SUV, modelo Tucson. A renovação da frota possibilitará a ampliação do patrulhamento rural, com 100 caminhonetes S10 para esse tipo de serviço.

Para a Polícia Técnico-Científica, foram destinados furgões e picapes 4 x 4, adaptados para utilização nos Institutos Médico-Legais do Estado. A licitação também incluiu 40 veículos para serviços administrativos para a Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus).

O contrato, com quatro empresas diferentes, prevê, além da locação, a manutenção dos veículos e todo o equipamento embarcado (como rastreadores, rádios e giroflex). Em caso de avaria, as empresas têm até 24 horas para substituir por um novo veículo, de forma que não haja prejuízo ao trabalho das forças de Segurança.

 Já o 29º Batalhão da Polícia Militar com sede em Goiatuba e área de abrangência que engloba outros 6 municípios fará parte desta renovação. Nesta etapa, onde os veículos (viaturas) de pequeno porte serão trocadas, o Batalhão receberá 14 unidades 0km.

Segundo o comandante do 29º BPM, Ten. Cel. Valderir Pereira Santos, a entrega oficial das viaturas acontecerá no próximo dia 24 de setembro, onde o secretário de Segurança Joaquim Mesquita (Foto) e o comandante geral da PM Cel. Sílvio Benedito Alves estarão presentes na solenidade.

A solenidade de entrega das viaturas do 29º BPM acontecerá em Goiatuba, na Feira Coberta, no dia 24, a partir das 13 horas, quando o prefeito Fernando Vasconcelos e o Ten. Cel Valderir convidam toda população para participar do evento e recepcionar as autoridades estaduais.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior