Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Agora entre os melhores do país, Alto Padrão Laboratório, em Goiatuba, ganha Certificado de Acreditação

Mais um avanço no atendimento em saúde para Goiatuba e toda esta região, o Alto Padrão Laboratório recebeu recentemente, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o seu tão buscado Certificado de Acreditação. É o primeiro título de Acreditação conferido a um laboratório da Região Sul do Estado. Em um misto de alegria e entusiasmo, o diretor geral da empresa - Edson Luís Júnior, fala da importância desta conquista. Confira principais pontos da entrevista:

 

GI: Qual o significado do termo Acreditação?

AP: O termo Acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro, dar ou estabelecer crédito. Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa à conformidade com um conjunto de requisitos previamente estabelecidos. Portanto, a Acreditação do Sistema da Qualidade de Laboratórios Clínicos é um processo periódico e voluntário, outorgado por entidades científicas, com a finalidade de comprovar a implementação do seu sistema de qualidade, quer seja em relação à capacidade organizacional ou técnica.

GI: Qual é a entidade responsável por esta certificação?

AP: Sistema Nacional de Acreditação DICQ.

GI: Por que, como e quando o DICQ começou as suas atividades de Acreditação?

AP: Em 1997, preocupada com a qualidade dos Laboratórios Clínicos em todo o Brasil, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) criou o seu Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade, com o objetivo de desenvolver, implantar e operacionalizar a Acreditação de Laboratórios Clínicos e Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), dentro de normas nacionais e internacionais de qualidade, expedindo o Certificado de Acreditação para aqueles que cumprirem as exigências da qualidade estabelecidas nessas normas.

Como uma evolução natural dada no próprio mercado, o que era um departamento expandiu suas fronteiras e formou o Sistema Nacional de Acreditação, entidade integrada à SBAC sob a forma de patrocínio, mantendo a sigla DICQ como respeito à própria credibilidade alcançada na sua área de atuação.

GI: Como são feitas essas atualizações da Acreditação?

AP: As revisões são realizadas periodicamente e embasadas em normas nacionais e internacionais, visando ao cumprimento da legislação vigente e a busca pela qualidade nas atividades laboratoriais.

GI: Quais são as vantagens para o Laboratório alcançar e manter a Acreditação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

AP: Quando uma empresa, um serviço ou um Laboratório passam a monitorar, registrar e controlar internamente suas atividades já é um grande passo para manter um Sistema de Gestão da Qualidade bem estruturado. A Acreditação de um Laboratório mostra à sociedade que aquele serviço está condizente com normas e controles de qualidade, garantem ao paciente/cliente segurança, além de mostrar a preocupação do Laboratório pela qualidade no serviço prestado.

GI: Quantos são os Laboratórios que possuem Acreditação em Goiás?

AP: Atualmente são apenas 23 Laboratórios acreditados em Goiás. Dentre os acreditados estão laboratórios como Padrão, Atalaia, Núcleo entre outros, e agora o Alto Padrão Laboratório.

GI: Quais são as vantagens para os pacientes que realizam seus exames em um Laboratório com selo de Acreditação do SGQ?

AP: A certeza de que todos os processos estão sendo monitorados, que os exames realizados possuem controles de qualidade internos e externos, de que há uma política de satisfação do cliente, medição de indicadores. Enfim, é a certeza que o exame laboratorial está sendo executado por profissionais capacitados e treinados, garantindo a confiabilidade e a segurança nos laudos liberados.

GI: O que o Alto Padrão Laboratório gostaria de dizer seus clientes?

AP: Nós do Alto Padrão Laboratório somos muito gratos aos clientes e amigos que acreditaram em nossa marca e dizer a todos que vamos sempre retribuir este carinho oferecendo um serviço de qualidade e atendimento humanizado. Estamos muito felizes pelo fato de termos alcançado esta certificação importante de qualidade a nível nacional, e nosso objetivo agora é sempre investir em modernidade e capital humano para melhorar a cada dia.


Edson Luis Jr, diretor geral e Danilo Rodrigues, diretor técnico

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior