Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Cidade poderá ganhar nova iluminação pública

Na última terça feira, 1º de Novembro, empresários do ramo de iluminação de grandes áreas, foram recepcionados no gabinete do Prefeito Fernando Vasconcelos pelo atual Chefe de Gabinete Moacir Gomes para apresentação sobre um novo sistema de iluminação pública que utiliza modernas luminárias com lâmpadas de LED e controle de gestão.

A apresentação é a primeira de uma série que deverá acontecer e faz parte do Edital de Parceria Público Provada (PPP) que a Prefeitura de Goiatuba está criando para promover a renovação do sistema de iluminação pública, onde as empresas interessadas em participar do processo licitatório para criação desta parceria precisa cumprir uma série de requisitos, entre os detalhes está a apresentação do sistema, seu funcionamento e equipamentos a serem utilizados.

Esta parceria prevê a substituição do atual sistema para um novo e moderno sistema, que além da lâmpada de LED terá um sistema que permitirá a gestão de cada luminária através de uma Central de Controle, além permitir a manutenção pontualmente e economia no consumo de energia elétrica, já que é possível aumentar e diminuir o consumo de cada uma das luminárias, conforme acordo entre as partes envolvidas na gestão.

Esta primeira apresentação foi acompanhada pelos empresários que têm interesse na parceria, o chefe de Gabinete, encarregados pelo departamento de iluminação da Prefeitura, membros de comissões técnicas, representantes da imprensa e da área administrativa do município. As luminárias ainda não são uma realidade. Mas, os estudos devem começar para fortalecer o inicio das instalações o mais rápido possível, de acordo com a grande necessidade do município.

O sistema é complexo. Porém, de fácil compreensão. Após instaladas, todas as luminárias estarão conectadas a uma central de onde se monitora e controla-se até mesmo a intensidade da luz, sendo mais fácil a detecção de possíveis panes e a necessidade de trocas ou reparos. Cada luminária possui vários módulos de LED, sendo assim, em caso de defeito ou necessidade de conserto, a luminária não é desligada e nem se apaga, deixando o local escuro. Os módulos podem ser trocados um a um. “Os estudos, bem como as demais apresentações deste sistema ainda continuam. Porém, se instalados, gerarão ao longo dos anos uma economia e qualidade de serviços muito grande para o município”. Reafirmou Moacir Gomes, representando o Prefeito Municipal Fernando Vasconcelos que já sinalizou ser totalmente favorável a este novo sistema.

O Edital prevê que esta PPP terá a duração de 30 anos e a substituição total do atual sistema, inclusive no Distrito de Marcianópolis e povoados, sendo que a cada 10 anos, todo o sistema terá que ser renovado, permitindo que o mesmo esteja sempre com sua capacidade plena de uso. Os recursos para financiar o investimento para substituição e criação da Central de Controle será a taxa de iluminação já paga pelos consumidores mensalmente e não dependerá de mais recursos do município.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior