Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Dia de Campo da Spaço Agrícola chega à 10ª edição

O caminho para excelência foi o tema apresentado pela empresa e seus parceiros

Foi um sucesso a 10ª edição do Dia de Campo da Spaço Agrícola e seus parceiros, realizado ontem, na Fazenda Bananeiras, em Goiatuba. O evento contou com a presença de centenas de produtores, profissionais de diversos setores ligados ao agronegócio e estudantes da UniCerrado, IEF Goiano (Campus Morrinhos) e do ITEGO de Goiatuba.

A Spaço Agrícola juntamente com seus parceiros apresentaram importantes novidades nas áreas: genética de sementes de soja com tecnologia RR, Inox, I PRO e híbridos de milho RR, PRO, PRO 2, PRO 3, Viptera 3, materiais de alta performance e sanidade, insumos, defensivos de última geração, incluindo fungicidas multissítios que dão segurança e longevidade às moléculas, ampliando o controle sobre as doenças e contribuindo para reduzir a resistência destes fungos aos fungicidas. Destaca-se no meio destes novos programas de proteção à planta que controla desde as ervas daninhas, inclusive com pré-emergentes e pós emergentes que alcançam o Capim Amargoso e a buva.

O setor de diagnóstico e máquinas e implementos agrícolas também marcaram presença na 10ª edição do Dia de Campo da Spaço com ferramentas importantíssimas para o bom desenvolvimento da lavoura, sem contar as novidades para auxiliar na nutrição da planta com o que tem de mais inovador, já a partir da co-inoculação Embrapa e inoculação para soja e milho.

Durante o evento, o ciclo de palestra apresentou aos produtores a importância do seguro agrícola; o trabalho desenvolvido pela Aprosoja na valorização da cultura e do produtor; e, o Programa TampaMania, desenvolvido pelo Rotary Clube, que transforma tampinhas de garrafas em cadeiras de rodas. A Spaço é atualmente o maior parceiro do Programa, inclusive, este ano doou um veículo para coleta das tampinhas nos postos de entrega.

Clima deixa produtor esperançoso para safrinha

O agrometeorologista Mar-co Antônio dos Santos (foto), da Rural Clima, convidado especial para a 10ª edição do Dia de Campo da Spaço Agrícola, trouxe notícias que melhoram as expectativas dos produtores rurais quanto ao clima para a segunda safra, popularmente chamada de safrinha. Segundo o especialista, há garantias de chuvas até a primeira quinzena de abril e como houve uma antecipação no plantio da safra de verão, consequentemente a colheita ocorrerá mais cedo, permitindo que o milho alcance esse período chuvoso com boas perspectivas.

Marco Antônio revelou ainda, que os modelos meteorológicos já sinalizam chuvas na segunda quinzena de abril, bem como no mês de maio, o que pode favorecer os produtores que por algum motivo tenham que plantar sua segunda safra mais tarde.

O especialista deixou claro que o clima não sofre efeitos El nino ou La nina, mas sim uma neutralidade. Também disse que o maior problema que está afetando a produtividade das lavouras estes ano está relacionado às temperaturas, não tanto pelas altas, já que a média não mudou muito em relação aos anos anteriores, mas sim pelas baixas, que ocorrem no período noturno, que está muito acima da média histórica, alterando o perfil respiratório da planta, influenciando diretamente no desenvolvimento e produtividade da planta.

Quanto ao cenário inter-nacional, Marco Antônio disse que ainda é muito cedo para prever como será o clima nos EUA, mas que há sinais de que não será tão bom quanto nos últimos anos.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior