Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Direito, Letras, Pedagogia e Engenharia Civil movimentam Fafich

Integrando a progra-mação das Semanas Acadêmicas da FAFICH, de-pois do I Simpósio de Susten-tabilidade e Conservação do Cerrado, realizado pelo Curso de Gestão Ambiental, da III Semana da Saúde, dos cursos de Fisioterapia e Educação Física, da IV Semana Agronômica e V Encontro de Iniciação Científica do Curso de Agronomia, da III Semana de Administração e de várias campanhas de prevenção e cursos na área da saúde, promovidos pela graduação de Enfermagem, foram realizadas desde o dia 28 de novembro a VII Jornada Jurídica do Curso de Direito, a I Semana das Licenciaturas dos cursos de Letras e Pedagogia e a I Semana de Engenharia Civil.

Direito e Atualidades na VII Jornada Jurídica

Na segunda-feira (28/11), o Curso de Direito abriu oficialmente a VII Jornada Jurídica na Fafich. O evento contou com as presenças do Diretor da FAFICH, Professor Gilmar Vieira de Rezende, e do Presidente da FESG, Dr. Vinícius Borges Di Ferreira, representado pelo Vice-Diretor Pedagógico, Professor Rogério Henrique Ohhira. Falando aos presentes, Professor Gilmar enfatizou a importância da Semana Acadêmica aos graduandos: “a maior importância desta semana será o aproveitamento de todos. E, isso fará com que vocês ampliem o conhecimento para se tornarem bons profissionais”.

O Coordenador do Curso, Professor André Luís dos Santos Carvalho, iniciou os trabalhos da VII Jornada pontuando as atividades da jornada: “cuidadosamente organizado pelos próprios acadêmicos e professores da graduação, damos início, e com grande alegria, à VII Jornada Jurídica do Curso de Direito, que estará com diferentes atividades neste ano, incluindo mesas redondas, seminários e júri simulado, debatendo temas contemporâneos do Direito, que certamente são oportunidades para o aprimoramento na área” – falou o Professor.

Na mesa redonda da noite, “Direitos e Atualidades”, como proposta ao conhecimento, palestraram o advogado Dr. Kalleo Castilho Costa, o Juiz de Direito Dr. Guilherme Sarri Carreira, o Juiz do Tribunal Regional do Trabalho Dr. Radson Rangel Ferreira Duarte e o advogado e vereador em Morrinhos Dr. Maycllyn Max Carreiro Ribeiro.

Sobre “Sistema Prisional” palestraram o membro do Ministério Público do Estado de Goiás Dr. José César de Lima Junior e o Delegado da 6ª Delegacia Regional da Policia Civil, Dr. Ricardo Torres Chueire.

Apresentando o tema “O Fenômeno da Corrupção Pública” palestraram o Mestre em Direitos Coletivos e Função Social Dr. Reyder Cavalcante Motta, e o advogado especialista em Direito Civil e Professor da FAFICH Dr. Ricardo Luciano de Lima.

Uma mesa redonda discutiu o “Direito Penal” com palestras dos acadêmicos do curso; do advogado especialista em Direito Penal e Processual Penal Dr. Rodrigo Pereira da Silva e do Promotor de Justiça no Ministério Público de Goiás Dr. Danni Salis. Na ocasião, foi debatido sobre as garantias da vítima, utilizando literaturas de Émile Zola “Eu acuso”, e de Platão “Apologia de Sócrates”, no relato do julgamento feito por Platão. Ambas obras foram confrontados com o caso dos “Irmãos Naves” -, um dos maiores erros judiciários do país, na centenária Araguari, no Triângulo Mineiro, em 1937. 

Na ocasião também, a graduanda Lorena Garcia, também cerimonialista no evento, falou da satisfação de participar da semana acadêmica lembrando que: “nos doze anos do Curso de Direito, estamos comemorando com alegria a oportunidade para participar das palestras e apresentações de trabalhos científicos e extensionistas durante a semana”.

Hoje (02/12), último dia do evento, o curso realiza no período noturno, no auditório externo também, um Juri Simulado com alunos do 8º período da graduação, finalizando a VII Jornada Jurídica em 2016.

FAFICH promove I Semana de Engenharia Civil

“Construção Civil e Sustentabilidade” foi o tema central da I Semana de Engenharia Civil da FAFICH, que reuniu acadêmicos, convidados, palestrantes e comunidade entre os dias 29 de novembro e ontem (01/12). O evento procurou ampliar a visão dos estudantes quanto ao mercado de trabalho e aumentar a rede de contatos deles com profissionais e empresas.

A abertura do evento contou com a presença do Vice-Diretor da Faculdade, Professor Rogério Henrique Ohhira, e do Coordenador do Curso Professor Fabiano Almeida, que se manifestou dizendo: “estamos em um momento importante porque é a primeira Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Civil que tem como objetivo complementar a formação dos alunos, momento em que eles podem trocar informações com profissionais que já estão no mercado de trabalho.”

Dando boas-vindas aos presentes, o Vice-Diretor da Faculdade, Professor Rogério Henrique Ohhira reforça que “um engenheiro de sucesso é aquele que consegue alinhar a formação ao longo da graduação e buscar a prática. E para isso, atividades desenvolvidas em semanas como esta contribuirão para ampliação do conhecimento no curso. Assim, desejo boa sorte e bom trabalho a todos!”

Durante o evento foram ministradas palestras e práticas com a Equipe Sika, InterCement, Equipe Minasol, além da realização de mostras de trabalhos, mesa redonda e uma competição de Ponte de Macarrão no encerramento do evento (01/12).

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior