Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

FAFICH realiza encontro pedagógico para discutir prática docente e avaliação no ensino superior

No último dia 28, a Diretoria Pedagógica da FAFICH e a Presidência do Conselho de Gestão da FESG deram abertura a um encontro acadêmico de professores, colocando em discussão práticas docentes e avaliação no ensino superior. O encontro teve como tema a “Avaliação do Ensino/Aprendizagem e a Elaboração de Instrumentos de Avaliação.”

Na abertura do encontro, que reuniu a Diretoria da instituição, as coordenações de cursos, os conselhos universitários e professores de todas as graduações, foi ressaltada a importância da realização do evento que objetivou a reflexão e ressignificação da gestão em sala de aula, especialmente, por um processo de mudança. Segundo o Diretor da Instituição, Professor Gilmar Vieira, “esse é um dos mais importantes momentos de nossa instituição, porque quando discutimos os dilemas e as alternativas para nosso trabalho na Educação em nível superior, estamos buscando por uma mudança de postura que se pretende para nossa instituição, que no momento presente busca a sua transformação em Centro Universitário”.

Com um foco privilegiado, o encontro destacou sobretudo a atuação excelente dos docentes na avaliação do ensino/aprendizagem. Através de mesa acadêmica, com palestra tutorial da Professora convidada Luciana Freire Ernesto Coelho Pereira de Sousa, Mestre e especialista em avaliação, da Faculdade de Educação da UFG que, por doze anos, foi presidente do Centro de Seleção naquela instituição, foram discutidas condições objetivas da prática da avaliação no ensino superior e da necessidade de realinhar procedimentos à ação formativa do indivíduo para uma maior consciência crítica interna e no mundo do trabalho. Segundo Professora Luciana Freire, “avaliar, além de promover uma consciência crítica, é uma estratégica de posição da Universidade, que visa readequações ao melhor desempenho acadêmico, tanto do professor, que se atualiza num processo de ensinagem, como do aluno, que realinha constantemente significados de aprendizagem”.

A mesa acadêmica foi divida em dois momentos. No dia 28 de junho, os trabalhos da mesa tratou “das condições objetivas da prática docente e da gestão em sala de aula”, e, no dia 29 de junho, Professora Luciana de Freire tratou “da avaliação propriamente dita, como instrumento processual, organizador do processo de ensino/aprendizagem”.

Após as palestras, equipe diretiva da FESG/FAFICH, palestrante convidada e professores da instituição participaram de um coquetel.

A programação de novo encontro pedagógico, visando novas discussões à melhoria contínua no processo de avaliação na instituição ficou prometida pelo Diretor Pedagógico, Professor Gilmar Vieira, que encerrou o evento dizendo: “todos nós sabemos que estamos frente a um processo de mudança em nossa instituição. As palestras desses dois dias e o nosso trabalho de discussão dependeu de uma postura que esperamos para que essa mudança se dê. Assim, estaremos envolvidos novamente, no início do semestre que vem, com a realização de novos encontros, especialmente porque estaremos brevemente nos transformando em um Centro Universitário”.

Prof.ª Silvana Silvéria Dias dos Santos - RP: MT - Nº 3.579/MG

Equipe de participantes do encontro

Encontro debateu sobre prática docente e avaliaçãono ensino superior

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior