Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

FAFICH terá programa para pequenos produtores

FAFICH terá programa para pequenos produtores

Durante a visita do presidente do Sistema FAEG/SENAR (GO), José Mário Schreiner, o presidente da Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG), Dr. Sílvio Arantes, anunciou que o curso de Agronomia está concluindo a formatação de projeto de extensão (atuação externa a estrutura da FAFICH), onde o público alvo são os micros e pequenos produtores da região. O projeto prevê a implantação de estações de produção de flores.

Para buscar know-how, professores do curso de Agronomia estão desenvolvendo parceria com os produtores da região de Holambra (SP), maior produtora de flores do país. O objetivo é conhecer todo o processo produtivo, bem como diagnosticar quais variedades são adaptáveis às condições climáticas da região.

Segundo Dr. Sílvio Arantes, “o projeto fará a seleção de produtores com propriedades e perfis que enquadram nos requisitos e durante um ano, os acadêmicos e professores do curso de Agronomia darão assistência técnica aos produtores, gratuitamente”, informou.

Dr. Sílvio ressaltou que um ano, é tempo suficiente, para que o produtor selecionado pelo projeto consiga ter conhecimento técnico para cultivar independentemente suas flores e também recuperar o pequeno investimento realizado para implantar o projeto.

Com esse projeto de extensão, o curso de Agronomia dará mais condições para que seus acadêmicos possam realizar seus estágios e ainda contribuir com o desenvolvimento socioeconômico no campo, levando mais oportunidade principalmente aos micro e pequenos produtores que poderão ter uma ótima fonte de renda.

Trator – Dr. Sílvio que estava acompanhado do vice-prefeito Elioenay Freitas (DEM), do diretor da FAFICH, Prof. Cristóvão José Arantes, do coordenador do curso de Agronomia, Prof. Riccely Ávila, do verador Antonialy, do secretário de Saúde Saburo Hayasaki “Buró” aproveitou a oportunidade para reivindicar do presidente da FAEG José Mário e de seu diretor institucional Bartolomeu Braz Pereira (que é de Goiatuba), um trator com seu kit completo para ampliar os recursos técnicos do campus.

Livro – José Mário que esteve em Goiatuba para o lançamento de seu livro, “Empreender é a Saída”, revelou aos goiatubenses que estará participando durante três dias de evento com o ministro da Agricultura e que estará reivindicando o trator e equipamentos para a FAFICH. Também colocou toda estrutura da FAEG e SENAR para apoiar o projeto de selecionar e qualificar os produtores para se tornarem produtores de flores. Além disso, o ruralista assegurou total apoio de divulgação e promoção das flores produzidas em Goiatuba, para todo Estado.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior