Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Goiatuba alcança 82% de cura de pessoas contaminadas com COVID-19

Goiatuba está propor-cionalmente entre as cidades goianas que mais testam a população contra a COVID-19 e isto tem trazido importantes benefícios no enfrentamento ao Coronavírus, vírus chinês que se espalhou por todo mundo e fez milhões de vítimas.

Nesta etapa de enfretamento, Goiatuba já testou quase 25% da população, sendo que a maioria das pessoas testadas pertencem aos grupos de riscos (idosos e doentes crônicos). O primeiro benefício trazido pela testagem em massa é o de que a contaminação tem sido diagnosticada cada vez mais precoce, ampliando a eficácia do tratamento, diminuindo o tempo de recuperação do paciente e também a necessidade de internação e intubação destas pessoas, o que minimiza o desconforto causado pelo vírus.

Mesmo ultrapassando a casa de 800 casos confirmados de contaminação por Coronavírus, 82% destes casos já estão recuperados e retornaram as suas atividades normais. A secretária de Saúde Patrícia Lemes de Lima ressalta que este resultado só foi possível graças a estratégia do município em promover a testagem em massa.

Outro ponto destacado pela secretária foi o apoio recebido por parte do Poder Executivo que em nenhum momento deixou faltar recursos para aquisição de insumos como EPIs para as equipes de frente e medicamento para os pacientes diagnosticados. “Os problemas que enfrentamos foi por que houve uma forte demanda destes produtos e o mercado quis aproveitar para aumentar as margens de lucros, mas administramos e fomos comprando a medida do necessário o que nos permitiu, mesmo diante da pressão e alta nos preços fazer aquisições com custos mais acessíveis”, revelou.

“O apoio da Adminis-tração Municipal foi funda-mental para que pudéssemos desenvolver um trabalho que levasse mais tranquilidade para a população, mesmo diante desta pandemia, onde tudo é novo e pouco se sabe, ou seja, estamos conseguindo superar a fase mais critica da COVID-19, graças ao esforço de toda equipe que se arriscou para garantir que nossa população fosse atendida sempre a melhor forma”, afirmou Patrícia.

Patrícia voltou a lembrar que o município fez parcerias com os dois principais laboratórios de Goiás e que são referência no setor, o LACEN da Secretaria Estadual de Saúde e o LACES da Universidade Federal de Goiás, onde são realizados as análises dos casos mais agudos da doenças e que os sintomas estão dentro da janela imunológica ideal.

As pessoas que quiserem participar das testagens podem fazer sua inscrição através do aplicativo Dados do Bem (fazendo o download na loja de aplicativos). Em seguida preencher o cadastro e responder o questionário e aguardar a avaliação. O aplicativo selecionará aquelas que têm sintomas que sugerem para COVID-19. Todo trabalho é através do aplicativo.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior