Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Goiatuba terá 13 vereadores a partir de janeiro

Goiatuba terá 13 vereadores a partir de janeiro


A Câmara Municipal de Goiatuba aprovou esta semana duas importantes Resoluções que vão provocar algumas mudanças em sua estrutura. Uma das Resoluções é a que altera de 9 para 13 o número de cadeiras no Legislativo Municipal. A aprovação só foi possível graças a um acordo entre as lideranças e após um longo debate entre os parlamentares que compõem a atual legislatura.

Com a aprovação, as eleições do dia 7 de outubro prometem esquentar a luta por uma cadeira no Legislativo, já que teoricamente, a decisão aumentará o número de candidatos. Essa mudança permitirá que cada partido possa ter até 20 candidatos a vereador ou a proporcionalidade, caso aconteçam coligações na chamada chapa proporcional.

Para diversas lideranças classistas e políticas, a mudança permitirá que alguns grupos considerados excluídos por terem pequeno poder econômico ou representatividade possam novamente se interessar pelo processo eleitoral, a exemplo das mulheres que andam sumidas da política e estão fora da Câmara por duas legislaturas.

Outra importante Resolução é a que fixa a remuneração dos ocupantes de cargos eletivos e comissionados do Poder Executivo e Poder Legislativo (confira quadro). O presidente da Câmara Municipal, vereador Ailton Caetano Pereira (PMDB), os novos valores só valerão para os eleitos em outubro e que assumirem em 1º janeiro. Os atuais mandatários continuam ganhando os mesmos salários, aprovados em 2008.

 

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior