Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Manejo ambiental ajudou conter escalada da dengue

O manejo ambiental realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde com os Núcleos de Vetores e de Vigilância em Saúde ajudaram a conter a escalada de notificações de pessoas diagnosticadas com dengue no município de Goiatuba.

Apesar o número expressivo de notificações em 2.020 (1.046 casos), número que supera todo o ano de 2.019 (888 casos notificados), o município registra queda acentuada há 9 semanas epidemiológicas (como é medido os dados em situações assim), conforme dados do SINAN/NVS.

Segundo as autori-dades responsáveis pelo controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças graves como: Dengue, Zika e Chikungunya, Febre Mayaro e Febre Amarela, “a queda no número de casos notificados é um bom sinal, mas não significa que a população possa relaxar, é preciso vigilância constante, vistoriar quintais, vistoriar pontos estratégicos dentro da residência e calhas com objetos que possam servir para represar água, este é o momento de não deixar que o mosquito deposite ovos que vão eclodir no primeiro contato com água ou umidade e retomar o seu ciclo”, ressaltam.

Para as autoridades responsáveis pela Vigilância Epidemiológica, o distanciamento social provocado pela pandemia do Coronavírus fez com que as visitas ficassem suspensas por um período, o que torna primordial a participação da população para evitar nova infestação do mosquito em Goiatuba.

Novo manejo ambiental está previsto para o mês de setembro, antecipando o período chuvoso. O objetivo é evitar que o mosquito consiga nascer, só desse modo ele não reproduz e também não contamina a população.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior