Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Márcia lidera, mais 1/3 dos eleitores demonstram desinteresse pela eleição

A exatos 30 dias da eleição para escolha de prefeitos e vereadores em todo o país, a 1ª rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pela Global Consulting em Goiatuba traz um quadro que aponta a liderança da candidata Márcia Cândido (PSDB), da Coligação “Goiatuba quer ser Feliz”, composta pelos partidos PSDB / PHS / PMB / PSD / PV / PC do B / PEN, mais também mostra claramente o descontentamento do eleitorado goiatubense com o atual cenário político, onde cerca de 1/3 dos entrevistados mostraram que estão indecisos, não sabem, pretendem votar nulo, branco ou em nenhum dos candidatos, além dos que não quiseram responder.

Em segundo lugar aparece o empresário Pedro Batista da Silva (PTN), o Pedro da Tricolor, em um empate técnico com o agropecuarista José Alves Vieira (PP), o Zezinho Vieira. Mais abaixo aparecem o vereador Noroel Buzain (PSC), o engenheiro Amilson Lourenço (PTB), o vice-prefeito Elioenay Magalhães (DEM), vereador Arnaldo Salatiel (PPS), Paulo Chaves (PRB) e o empresário Ailton Américo (PT).

No levantamento espontâneo, os números dos candidatos praticamente são idênticos aos da intenção estimulada (onde o eleitor recebe o disco com os candidatos), o que reforça a teoria de que há uma parcela de votos consolidados e outra parcela (quase 1/3 dos eleitores), de desinteressados pelo processo eleitoral. Na avaliação do estatístico Augusto da Silva Rocha, responsável técnico pela pesquisa, o grande número de candidatos em uma cidade com menos de 30 mil eleitores é motivação para que o eleitor despreze o pleito, principalmente pelo momento ruim que o país e a maioria dos municípios vivem.

Nesta primeira rodada, no cenário espontâneo, Márcia Cândido aparece com 31%, Pedro da Tricolor 11,2%, Zezinho Vieira 10,9%, Noroel Buzain 5,4%, Elioenay Magalhães 4,1%, Amilson Lourenço 3,9%, Arnaldo Salatiel 2,3%, Paulo Chaves 1,4% e Ailton Américo 0,4%. Ninguém / Branco / Nulo 16,1%, Não sabe / Indeciso 12,8% e não responderam 0,6%.

Márcia Cândido tem a maior rejeição

A primeira rodada de pesquisa da Global Consulting mostra que a ex-primeira-dama Márcia Cândido também lidera o cenário de rejeição, tendo praticamente o dobro do segundo colocado, o agricultor Paulo Chaves. O vice-prefeito Elioenay aparece em terceiro, seguido por Zezinho Vieira, Noroel Buzain, Amilson Lourenço, Ailton Américo, Pedro da Tricolor e Arnaldo Salatiel. Os que não sabem / indecisos somam 15%; Não rejeitam ninguém 15%; e, não respondeu 3,9%.

Metodologia

A abordagem utilizada consiste na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Goiatuba-GO, com 16 anos ou mais de idade. A amostra é selecionada em dois estágios, sendo que no primeiro faz-se uma divisão da amostra proporcionalmente ao número de habitantes acima de 16 anos de idade dentro de cada área geográfica intra-municipal. No segundo estágio, para cada área geográfica, os respondentes são selecionados respeitando-se quotas proporcionais controladas por região geográfica, sexo e faixa etária, de acordo com o perfil da população em estudo. BAIRROS: Centro, Recreio dos Bandeirantes, Imperial, Dergo, Jardim Santa Paula, Serra Dourada, São Francisco, Parque das Cachoeiras, São João, Casego, Vila Betania, Vila Rocha, Vila Esperança, Vila Garcia, João Vicente, Gobato, Buriti Park, Bananeiras, Parque das Primaveras, Novo Horizonte, Morada Nova, Maranata, Esplanada I e II, Oeste, Alto da Serra, Jardim Iguaçu. A pesquisa foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2016 e ouviu 585 eleitores, com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95% e está Registrada no TSE sob nº.:GO-07124/2016.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior