Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Merenda escolar volta a ser destaque

Esta semana Goiatuba voltou a ser destaque pelos investimentos feitos na Merenda Escolar, setor da Educação Municipal já premiado nacionalmente. O destaque foi do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que publicou em seu site mostrando os investimentos que a Prefeitura está fazendo para garantir a qualidade da merenda escolar servida aos quase 4.000 alunos da Rede Municipal de Ensino.

O reconhecimento veio após a Prefeitura promover a aquisição de alimentos da agricultura familiar, como frutas, verduras, doces, queijo, tempero, ovos, farinha de mandioca, panificados. Os produtos farão parte da chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), abastecendo 12 escolas e quatro creches do município, com investimentos da ordem de R$ 314 mil.

A aquisição foi mapeada pelo Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Duas cooperativas foram selecionadas para fornecer os alimentos para toda Rede Municipal de Ensino de Goiatuba. Uma delas é a Coop-Safra, que reúne quase 100 produtores familiares e assentados da reforma agrária.

Segundo o vice-presidente da Coop-Safra, Divino Aguimar, as compras públicas ajudaram a cooperativa se estruturar. Foi por meio delas que conseguiram, por exemplo, adquirir equipamentos para beneficiar o leite e construir agroindústria para panificação. O resultado foi o aumento de 35% da produção. “Os programas são de grande importância, pois geram renda e os pagamentos são feitos com data marcada e de uma só vez”, comemora.

A satisfação das crianças e jovens pode ser vista também na alegria com que Divino Aguimar fala da produção de alimentos para as escolas. Ele explica como sua vida melhorou, em comparação à época em que era assentado, em 2004. “Foi uma mudança grande. Eu era empregado, não tinha lugar para morar, e, hoje, tenho casa e um carrinho”.

Comissão tem novos membros

A Comissão Municipal da Merenda Escolar, formada por pessoas da comunidade escolar, sociedade civil organizada e responsável por deliberar e fiscalizar a aplicação dos recursos da Merenda Escolar foi reformulada e ganhou novos membros nesta quarta-feira (16).

Os novos membros assumiram as funções numa solenidade simples na Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do secretário de Educação Prof. Marcos Pires e do vice-prefeito Gilberto Borges, o Gilbertinho, que na oportunidade representou o prefeito Zezinho Vieira. Durante a solenidade de posse e primeira reunião de trabalho do grupo, foram escolhidas presidente e vice-presidente, sendo Roberta Kathiucia Severo e Eletildes Oliveira Dias, respectivamente.

O vice-prefeito Gilbertinho ressaltou o compromisso do prefeito Zezinho Vieira e todo Governo Municipal com a qualidade não só da Merenda Escolar, mas de toda Educação Municipal, tanto que unidades escolares estão sendo reformadas, creches ganhando novos equipamentos e que no próximo mês a creche do setor Recreio dos Bandeirantes deve entrar em funcionamento.

Segundo o vice-prefeito, “não vamos aceitar que nenhuma criança fique sem merenda, e mais, será sempre de qualidade, com produtos frescos e de qualidade”, concluiu.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior