Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Missão goiana se reúne com russos

Governador José Éliton lidera comitiva goiana na Rússia

O primeiro dia de atividades da comitiva liderada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, foi intenso. A missão goiana que é composta por empresários e autoridades políticas participará de encontros bilaterais na Rússia, Belarus (Bielorrússia) e Polônia,  todos no Leste Europeu.
Na segunda-feira os compromissos foram em Moscou, na Rússia, onde a comitiva foi recebida pelo embaixador do Brasil, Antônio José Vallim Guerreiro. Ainda na embaixada, o chefe do escritório da Agência Brasileira de Apoio a Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Almir Américo, falou sobre as características do mercado russo e apresentou características de segmentos da economia que interessam a Goiás no contexto exportação/importação, como carnes, fármacos e fertilizantes.
Já no período da tarde, a missão goiana participou do seminário sobre as possibilidades de negócios na sede da All Russia Public Organization (Business Russia), onde os goianos foram recepcionados pela vice-presidente e chefe do Departamento de Assuntos Internacionais, Kagramanyan Nonna Sayadovna.
O vice-governador José Eliton fez uma exposição sobre o estado de Goiás para uma plateia composta por empresários e autoridades locais. Na sequência, aconteceram as apresentações da comitiva goiana e dos empreendedores Russos. Por último, foi realizada uma rodada de negócios.
Os empresários russos demonstraram interesse em visitar o estado para aprofundar conhecimentos a respeito de suas potencialidades. As apresentações locais foram centradas no potencial tecnológico da Rússia, desde projetos de controle e segurança até processos inovadores para o setor agrícola.
O turismo também foi destaque, na medida em que a Rússia quer despertar interesse no mundo para outras cidades fora do circuito Moscou - San Petersburgo.
A comitiva goiana aproveitou os encontros e a rodada de negociações para destacar fatores estratégicos que impulsionam a aproximação comercial entre Goiás e Rússia. A missão procurou mostrar aos empresários e investidores russos o Governo de Goiás tem plenas condições de assegurar condições legais no sentido de viabilizar as políticas fiscais, de infraestrutura e logística necessárias para o implemento de novos acordos econômicos dos russos com o Estado de Goiás.

Neste momento, o prefeito Fernando Vasconcelos e a missão goiana estão articipando de uma reunião com o Comitê Russo para cooperação com os países da América Latina, com a participação do vice-governador José Eliton e de empresários russos.

Prefeito Fernando Vasconcelos participando de encontro no Comitê Russo para América Latina

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior