Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Morre ex-prefeito de Goiatuba Jairo Borges

Jairo Borges, governou Goiatuba por 10 anos

Morreu na madrugada do último domingo (2), o ex-prefeito de Goiatuba, Jairo Borges de Oliveira. O ex-prefeito governou o município por 10 anos (1983-1988 e 1993-1996).
Jairo Borges que era natural de Joviânia, governou aquele município antes de sua mudança para Goiatuba. Farmacêutico prático gozava de muito carisma junto a população mais humilde, o que o ajudou a se eleger por 3 vezes (2 vezes em Goiatuba).
O velório foi dividido em 2 etapas, a primeira em Goiatuba onde amigos e familiares puderam render-lhe as últimas homenagens. Em seguida, o corpo do ex-prefeito foi transladado para Joviânia onde também foi velado e posteriormente sepultado. Ser sepultado na cidade natal foi um dos últimos pedidos de Jairo Borges que precisou conviver por uma década com Alzheimer, sendo os últimos em um leito hospitalar.
Com a morte do ex-prefeito Jairo Borges, dos prefeitos que governaram Goiatuba até o final do século 20, apenas Sebastião Vicente Rosa (1970-1973) e Hermes Traldi Neto (1997-2000) estão vivos. Godofredo Jerônimo da Silva, o primeiro prefeito de Goiatuba deste século (2001-2004), também já faleceu.
Durante seus 10 anos como gestor do município Jairo Borges promoveu uma administração voltada principalmente para o bem estar social, além de obras importantes, como: criação do colégio e campo de futebol no então Distrito de Porteirão (hoje emancipado); término das obras do ginásio de esportes e Cemitério Jardim das Acácias; Quadra de esportes; implantação em parceria com Governo Estadual da Vila Mutirão, pavimentação asfáltica de Goiatuba à Joviânia; aquisição de máquinas para a prefeitura; incentivou a construção dos dois primeiros prédios na nossa cidade; urbanizou e iluminou as Av. Iguaçu e Santa Catarina; melhorias em mais de 600 Km de estradas vicinais; reativou a fábrica de artefatos de cimento, iluminou várias quadras de esporte; apoio à Fanfarra do Colégio Estadual de Goiatuba, apoiou a instalação da Usina de Álcool- Goiasa; instalação de repetidoras das Tv’s Manchete (Rede TV) e S B T, instalação da 3ª Cia. Policia Militar (hoje 29º BPM), telefonia DDD em Porteirão, aquisição de uma vaca mecânica, Hospital Regional (o SUS) e casas no Setor Bananeiras. Incentivou a Criação do Centro de Tradição e Cultura de Goiatuba; dotou o Setor Bananeiras de infraestrutura, depois asfaltou todas as ruas; infraestrutura na Av. Olavo Bilac; implantação do Distrito Agroindustrial; Municipalização da FAFICH; instalação das regionais da JUCEG e da Emater; Implantação do sistema de telefonia celular, convênio para resolver o problema de linhas telefônicas comuns e telefonia por cabo e fibra óptica; Graneleiro da CASEGO; reserva de uma área para instalação da Escola Agrícola; e, seu apoio à diretoria do Azulão foi decisivo para conquista do Campeonato Goiano de Futebol (1992) pelo Goiatuba Esporte Clube, além da iluminação da Av. B, que liga o Setor Bananeiras ao Parque das Primaveras. (Informações de Wolney Tavares)

Ex-prefeito Jairo Borges erguendo o troféu de campeão goiano com atletas do Azulão

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior