Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Mulheres participam de rastreamento de câncer de mama

No último sábado, 10, as mulheres goiatubenses entraram de peito na Campanha de Rastreamento de Câncer de Mama, projeto desenvolvido através de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Grupo de Voluntárias coordenado pela Dra. Márcia de Oliveira Barbosa e a equipe do Mastologista Dr. Ruffo de Freitas Júnior. Cerca de 300 mulheres com idade superior a 40 anos foram cadastradas pela organização para participarem.

O objetivo da campanha é o de diagnosticar os casos o mais precocemente possível, evitando o desenvolvimento de câncer com tratamento menos invasivo, menos doloroso e com recuperação mais rápida da paciente, além do custo mais viável do tratamento, seja ele por conta do Poder Público ou particular. Na campanha deste ano, algumas mulheres com idade inferior a 40 anos, mas com histórico familiar e alguns homens com suspeitas também foram avaliados.

Dr. Ruffo, pontuou também que o diagnóstico precoce permite um tratamento mais rápido, diminuindo o tempo de recuperação e os efeitos colaterais na paciente, elevando o percentual de cura da doença.

No balanço final apresentan-do pela coordenação da cam-panha, cerca 6,3% das pessoas atendidas foram avaliadas como pacientes que precisam fazer o controle semestral, onde serão acompanhados pelo tempo necessário. Já outros 6% de pacientes avaliados foram encaminhados para exames complementares em Goiânia para conclusão do diagnóstico, e, caso seja necessário, a definição do tratamento mais adequado.

Tanto a Secretaria Municipal de Saúde, como o Grupo de Voluntárias revelaram o interesse de que este Projeto passe a compor o calendário de campanhas da Secretaria.

Dr. Ruffo com as equipes de Goiânia e do Hospital
Municipal de Goiatuba

Dr. Ruffo e sua equipe com os profissionais de
Goiatuba da Campanha de Rastreamento

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior