Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Partidos concluíram suas filiações para eleições 2020

Terminou sábado o prazo para que partidos recebessem novos filiados e que ocupantes de mandato eletivo pudessem mudar de partido, tudo isto com o objetivo de disputar as eleições municipais que devem ocorrer no próximo mês de outubro, caso não aconteça mudança no calendário eleitoral deste ano, face ao Coronavírus.

As mudanças ocorridas desde o início da semana até os minutos finais para que os partidos pudessem aceitar novas filiações aconteceram com muitas idas e vindas, mas quando o relógio zerou nada mais pode ser feito.

O ritmo intenso das negociações fez com que as lideranças políticas de ambos os grupos esquecessem até que estamos em plena luta contra o COVID – 19 e em alguns momentos as reuniões foram inevitáveis e algumas pequenas aglomerações acabaram acontecendo, uma aqui outra lá, mas tudo para o exercício de questões que fortalecem a democracia.

Passado a correria, onde a primeira preocupação era garantir a formação de algumas chapas para a disputa proporcional (vereadores), a primeira desde o fim das coligações, o ritmo deu uma pequena desacelerada, mas nada tão expressivo assim, já que, é pequena a expectativa de que Justiça Eleitoral altere o calendário em virtude da pandemia.

O que já é possível observar são que pelo menos 5 grupos tentam se articular em torno de pré-candidatos a prefeito. Os ex-aliados, adversários e agora novamente aliados Marcelo Coelho (MDB) e Reinaldo / Márcia Cândido (PSDB) lideram um grupo que mistura Emedebistas e Tucanos; o ex-prefeito Hermes Traldi Neto (Podemos) que disputou a última eleição para deputado federal procura reagrupar sua “Trump” e angariar novos apoios visando a disputa ao Executivo Municipal. Por outro lado, o vereador Gabriel Faleiros (PSD), tenta viabilizar uma via independente dos grupos tradicionais, apostando na juventude de alguns pré-candidatos a vereadores. O empresário João Batista (PROS) é outro que está trabalhando para viabilizar uma via independente.

Já o prefeito Zezinho Vieira (PP), que tentará se reeleger também teve uma semana movimentada, pois precisou trabalhar dobrado, já que alguns integrantes de sua equipe optaram por trabalhar a viabilidade de uma candidatura à Câmara de Vereadores, fazendo com que, tivesse ainda que encontrar outros aliados para assumir diversas secretarias, diretorias e departamentos na administração municipal.

Dentre os outros nomes que veiculavam suas pré-candidaturas a prefeito, alguns já desistiram do projeto e outros não tornaram público os fatos da semana passada.

Marcelo Coelho (MDB)

Hermes Traldi (Podemos)

Gabriel Faleiros (PSD)

João Batista (PROS)

Zezinho Vieira (PP)

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior