Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Prefeitura lança Plano Integrado de Enfrentamento ao Aedes

Na última quarta-feira a Prefeitura Municipal de Goiatuba lançou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Aedes, mosquito vetor de doenças já conhecidas da população como Dengue, Zika e Chikungunya e que trazem muitos transtornos e colocam em risco a saúde pública.

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Aedes conforme determinado pelo prefeito Zezinho Vieira será coordenado pela Secretaria de Saúde e prevê uma ação conjunta envolvendo todas as secretarias do município com uma política pública que também contará com a participação de outros poderes, sociedade civil e sociedade organizada, como igrejas, maçonarias e clubes de serviços.

Neste Plano de Enfren-tamento ao Aedes estão previstas ações que pro-movam a Educação Am-biental, Educação em Saúde, mudança de hábitos culturais da população com foco nos resíduos sólidos (lixo) e eliminação de potenciais criadouros, focos do mosquito (larvas) e manejos ambientais com o objetivo de primeiro controlar e depois erradicar a presença desse vetor no território do município de Goiatuba.

Também estão previstas no Plano de Enfrentamento mudanças estruturais que vão reordenar coleta de entulho, implantação de lixeiras nos logradouros públicos, ampliação da fisca-lização em construções, áreas não edificadas, bares, lanchonetes, restaurantes e similares, oficinas, bor-racharias, ferro velho e empresas com potencial para abrigo a vetores como o Aedes aegypti.

Segundo o prefeito Zezinho Vieira, o objetivo do Plano Integrado de En-frentamento ao Aedes no município de Goiatuba visa combater não só este mos-quito, mas também outros vetores como o escorpião e o Barbeiro e outros, que trazem doenças silenciosas e quando o paciente é diagnosticado é porque a doença já está em estágio avançado, dificultando e onerando o tratamento.

Secretária de Saúde apresentando Plano de Enfrentamento ao Aedes

Equipe de Goiatuba com a equipe da regional Sul e regional Centro-Sul durante lançamento do Plano de Enfrentamento ao Aedes

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior