Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

PROSA, POLÍCIA E POLÍTICA

Com Marcos Pereira

A,B,C,D...L DE LADRÃO

O ladrão não poupou nem mesmo a escola. Foi o que aconteceu com a Escola Irene Rosa. Ao chegarem para trabalhar pela manhã, as funcionárias verificaram a janela da secretaria aberta e do interior foi surrupiado o aparelho de som 3 em 1 Semp Toshiba e o Data-show retroprojetor marca Dielbold de cor preta. Detalhe: a Escola fica nos fundos do prédio do Ministério Púbico.

ESTAPEANDO

No Setor CASEGO, Camila Stefany Oliveira de 19 anos, foi estapeada, ou seja, agredida, por Washington Alves Cruz, que além dos tapas também havia jogado a vitima ao solo. A PM foi no local e encaminhou a vítima para o Hospital. Ela não quis esperar para preencher o boletim médico de prache, devido a demora no atendimento e decidiu ir embora. O B.O. foi lavrado para dar ciência à autoridade competente.

TAVA ESCURO!

Hélio Costa Gondim Jr. Ia pela Avenida Manoel Vitorino sentido FAFICH, quando bateu em uma “boca de colheitadeira” que estava estacionada junto à via, a batida acertou o pneu do equipamento e causou apenas danos materiais e para a PM, Hélio afirmou não ter visualizado o objeto devido a escuridão do local.

PINGA NA DIREÇÃO

Ainda não eram onze da manhã quando a PM foi até a Rua Rio Negro esquina com a São Paulo, onde Francisco Irani da Silva de 35 anos pilotava o Fiat Pálio de cor cinza KDB 9302, em visível estado de embriaguês alcoólica. Na abordagem, verificou-se que o mesmo não possuía CNH. O rapaz foi para a Delegacia e o Pálio para o pátio do 29º BPM.

NÃO FOI FAZER COMPRAS

O “amigo do alheio” fez uma visita ao comércio em que João Batista Lemos trabalhava, no Setor Serra Dourada. Segundo a vítima, o assaltante chegou de bicicleta, parou ao lado do supermercado e ao adentrar, anunciou o assalto, munido de um revólver 38. O elemento era moreno claro, de estatura mediana, usava calça jeans, e tênis azul. Evadiu do local levando cerca de 80 Reais.

ABRIU A PORTA... APARECEU!

E foi assim que aconteceu: Fernando Pastorello Branquinho, pilotava a Fiat Strada ONC 0001, descendo pela Rua São Paulo, quando resolveu virar na Rua São Francisco. Foi justamente neste momento que Jéssica Araújo Marques que estava com seu FOX prata NKK 1694, abriu a porta, sendo atingida e causando danos materiais.

TELEGRAMA RUIM

A agência dos correios da cidade Vicentinópolis foi assaltada na semana que passou, por dois elementos que renderam primeiro o gerente que ao chegar para abrir o estabelecimento, foi surpreendido e trancado no interior da agência, na sequência o vigilante chegou e passou pelo mesmo transtorno. A PM foi comunicada por terceiros que o assalto estaria em andamento. Porém, ao chegar, não deparou com os meliantes que evadiram levando a arma do vigilante, um celular e uma quantia de dinheiro não divulgada.

FOI NA BALA

Fim de tarde de sábado, na Rua Rio Grande Do Sul. Fernando Borges Silva, 32 anos, recebeu a visita de elementos que dispararam vários tiros contra sua pessoa. Um desses tiros lhe acertou o braço esquerdo. Os elementos fugiram do local em um veículo aparentando ser um Chevrolet Classic de cor branca.

ATROPELOU...BATEU E...

Avenida Cloves Rodrigo do Vale, Vila Esplanada 2, Vandeir de Paula Assunção, pilotava o Gol branco OGO 4465 sentido centro da cidade, quando atropelou Livia Rodrigues Silva Aves de 32 anos e ainda as menores A.R.O. de 13 anos e A.D.C.D. de 9. Na confusão, acabou batendo na S10 preta NWN 1035, de Dauto Antonio Firmino que estava estacionada. Ao chegar, a PM narra no boletim de ocorrência, que o rapaz aparentava sinais de embriaguez.

ABASTECE QUE “TÔ SEM GRANA”

Domingo de manhã, Valdir Arantes da Silva havia acabado de assumir sua função de frentista no Posto Universitário. Momento este, que chegaram dois elementos numa moto aparentando ser uma Twister amarela, um dos elementos estava armado com revólver e anunciou o assalto levando cerca de R$200,00, tomando a direção da saída para “São Domingos”.

DUAS HORAS DE CACHAÇA

Darcio Dias Ferreira 35 anos chegou em casa do trabalho por volta de Vinte e trinta e começou a ingerir bebida alcoólica (pinga,cachaça,”água que gato não bebe”, maráfa, caninha,”aquela que desce queimando”aquela “batizada pelo cão”,em fim, ficou embriagado...) e duas horas depois, passou a agredir sua companheira Maria Abadia Ferreira Silva com socos e pontapés. Vitima para Hospital e agressor para a Delegacia.

“PANCADÃO F 250”

Milton Ferreira de 45 anos, estava na Alameda dos Buritis com sua F 250 MQT 2551, com som muito alto causando perturbação do sossego alheio. A PM foi até o local, fazendo a detenção do veículo, encaminhando-o para o pátio do 29º BPM.

“ABRIDOR DE LATA”

Ao acordar para trabalhar, Fernando Dias Magalhães, percebeu que a porta traseira(tampa), de seu veículo Gol de cor vermelha NGJ 4955 estava cortada e aberta, de dentro do veículo foram subtraídos um toca CD pioner, 2 pares de 6x9 1.400W, 2 potências Booster 1.500 Wats.

“ABRIDOR DE LATA” 2

Nosso “amigo lateiro” continuou sua trajetória de furtos, desta feita vitimou Renato Carrijo de Oliveira, utilizando o mesmo modo para furtar. Ele abriu a tampa traseira do Gol branco PQE 8643, cortando a lataria e levando do interior do veículo uma nota de 20 dólares, 2 óculos Ray Ban e Oakley, um toca CD pioner e um pneu de estepe. As ocorrências foram registradas com horários bem próximos.

NERVOSO DE MAIS

Daniel Marques Galdino de 28 anos, chegou em casa muito nervoso e exaltado. A tal ponto que começou a revirar os móveis e logo após, deu início a agressões contra sua companheira, Valquécia da Silva Confessor de 26 anos dando – lhe tapas e socos. A PM chegou e encaminhou o autor para a DP. Devido sua exaltação, foi necessário o uso de algemas para acalmar seu ânimos.

PRESO EM JOVIÂNIA

O bom trabalho do Sargento Dantas, ladeado pelo Soldado Rodrigo, resultou na prisão de Ailton Rosa do Nascimento Junior(Junior) e Luiz Paulo Caetano Vieira(Gordo) no último dia 01 de Dezembro na cidade de Joviânia. A PM acompanhou uma moto que fora furtada próximo ao Rio Meia Ponte e teria sido descoberta. Trata-se da ML vermelha KBH 2650 e estaria na oficina de motos denominada Pyno Bala Motopeças. No local os PM’s foram informados pelo dono do estabelecimento que a referida moto pertenceria a Luiz Paulo, o “Gordo”. Após diligências, ele foi localizado e tentando ludibriar os policiais disse que a moto foi adquirida de uma pessoa da fazenda e que a mesma servia para venda de leite. Ao ser informado que a policia sabia do furto,resolveu dizer que comprou o objeto por 200 Reais de Ailton Junior. Os policiais, desconfiaram desta atitude e ligaram os meliantes à possível participação no assalto ao Posto Universitário de Goiatuba, onde uma moto Twister amarela foi usada. Moto esta que lhe fora emprestada, segundo informou, por Celso Alves dos Santos, sendo a mesma de placa NGQ 41 57. Já na residência de Celso, a PM encontrou Junior escondido, deitado atrás de uma pilha de tijolos, portando o revólver Taurus 38, devidamente municiado. Todos foram presos e encaminhados às autoridades.

POLITICANDO

Recentemente alguns desa-parecidos voltaram a aparecer misteriosamente em Goiatuba. Porém, algumas figuras pitorescas e malfazejas ainda não brotaram em nossas terras. Alguns por comodidade, outros por não terem o que fazer e outros por pedidos feitos por amigos em comum, para que não apareçam!

Com a chamada “crise”, tudo se transformou em crise. O governo do estado e o governador aproveitaram o momento para dar uma “reorganizada” em seus quadros e com isso também deixar de cumprir com os compromissos políticos nos municípios, principalmente no que se refere aos cargos de confiança e contratos que poderiam estar em melhor situação e com alívio para o ano que vem. Mas, ao que tudo indica, será feita a famosa operação “pega depois”. É um risco para quem está comprometido com funcionalismo e terá uma oposição muito forte para o ano eleitoral. Em Goiatuba, não deram conta. O que todos pensavam ser uma parceria forte,começa a mostrar certa fraqueza perante os companheiros e agregados políticos.

Os maiores críticos da atual administração continuam utilizando as redes sociais para desabafar seu descontentamento. Muitas críticas bem humoradas e outras menos criativas e até infundadas. Porém, o que permanece é a força da crítica. Se observadas as devidas proporções, é bom observar que ainda há um rancor e um aparente ódio eleitoral nos comentários. Por falar nisso, a justiça deu andamento aos processos da eleição passada e muita gente vai pagar um problemão principalmente pelo uso inadequado das chamadas “redes sociais”.

Os amigos de Ailton Caetano, ex vereador e ex secretário municipal, comemoraram seu aniversário na semana que passou. Ailton que lidera o PTC local, tem motivos para comemorar. Os nomes que o partido tem recebido, são nomes de expressão e poderão criar uma chapa forte para 2016.

Segue com certa tranquilidade, a primeira dama do município na execução de seus projetos. Apesar do corte e falta de verbas e atraso de outros recursos, etc... Andréia Morares, tem sido simpática e onde tem passado sua recepção tem sido positiva. Fato que corre de certa forma, na contramão da administração.

Falar mal do prefeito e de sua administração está na moda, só perdendo para os comentários contra Cunha, Dilma e Marconi. É tamanha a crítica negativa que recentemente deparamos com um cidadão reclamando “por que o prefeito não evitou essa ventania que deu na cidade?!” ainda estamos tentando entender a razão. Agora, que a reclamação foi feita, isso foi.

O Secretário de obras informou recentemente que houve um atraso no cronograma de limpeza urbana devido ao ultimo temporal ocorrido na cidade. A maioria dos quintais que possuíam árvores de maior porte, liberaram uma grande quantidade de folhas, galhos e até mesmo, arvores inteiras tiveram que ser retiradas. Para este final de ano, a Secretaria deverá trabalhar um pouco mais para garantir a normalidade da coleta e limpeza.

Esta coluna manda abraços, desta feita para a turminha do ASSESSUAS que tem realizado um belo trabalho social em nossa cidade, destaque para a psicóloga e pedagoga Fabiane Barros, pela generosidade, espírito de equipe e alto astral, com que trata a todos sem distinção, trazendo à tona a máxima “gente certa no lugar certo”.

Com o período da chuva, os estragos que já eram grandes ficaram ainda maiores. Porém, isso não significa que você vai deixar o mosquito ganhar a luta contra a vida. Fale com seus vizinhos verifique sua casa e seu quintal, antes que você seja parceiro da morte, por acolher esse inseto em sua vida e na vida de sua família.

Durante este mês de Dezembro, esperamos que aqueles que se opuseram se tornem parceiros, que aqueles que criticaram, busquem também motivos para elogiar e que aqueles que nunca fizeram nada, façam algo. Pois, a hora é agora e o momento é já. Seja grande, pense além de seus próprios interesses.

Até Semana que vem...
Marcos Pereira, é radialista, jornalista, palestrante, teólogo, espe-cialista em ciências da religião, graduando em pedagogia e estudante de direito.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior