Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Saúde inicia campanha contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiatuba iniciou nesta quinta-feira (8) a segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV (papilomavirus humano), responsável por causar câncer de colo uterino nas mulheres. Esta etapa que está vacinando as meninas com idade entre 9 e 13 anos foi iniciada no Colégio Estadual de Goiatuba e passará por todas as unidades.

Além das unidades escolares, a imunização também é feita nos postos de saúde do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacina contra o HPV é segura. Sua eficácia é comprovada, principalmente, em mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual.

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero e a cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso, é importante que toda menina receba as doses da vacina que estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV.

Caso alguma aluna fique sem vacinar por algum motivo no dia em que a equipe de vacinação passe na unidade escolar, ela poderá ser tomada nos postos de saúde.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior