Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Seminário sobre comercialização reúne produtores


Bartolomeu Bráz Pereira, Diretor Institucional da FAEG

Seminário sobre comercialização reúne produtores


O Seminário Regional sobe Comercialização e Mercado Agrícola 2012, realizado pela FAEG e o Sindicato Rural de Goiatuba, na última semana, mobilizou cerca de 200 produtores de toda região, incluindo vários dirigentes de outros sindicatos. Na oportunidade, estiveram presentes inúmeras lideranças ligadas ao agronegócio, entre elas, José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA e presidente da FAEG.

No seminário, José Mário ressaltou que a FAEG está orientando todos os sindicatos a atuarem no processo eleitoral de seus municípios. Segundo o dirigente, os sindicatos precisam promover encontros ou debates com os candidatos a prefeito para conhecerem suas propostas para o setor e construir um documento onde o candidato conhecerá as reivindicações dos produtores.

Já o convidado especial, o analista de mercado Pedro Dejneka, brasileiro que atua a 16 anos junto a Bolsa Chicago, ressaltou que o governo brasileiro erra em investir na realização de copa do mundo (2014) e olimpíadas (2016) e não investir em infraestrutura, considerado o maior gargalo do setor produtivo brasileiro, seja no campo ou na indústria.

Segundo Dejneka, “não temos estradas, portos, aeroportos e outros grandes problemas que estão tirando a competitividade do produtor brasileiro, o qual já provou que é os melhores produtores do mundo, mas quando depende de outros fatores alheios ao seu controle, a coisa se complica”.

Para o analista, o mercado desenha certa estabilização e que isso deve provocar preços mais estáveis o que torna o cenário mais cauteloso. No entanto, orientou os produtores a não apostar que o preço vai subir todos os dias e que ele crie uma política de fazer médias analisando os aspectos se o cenário estiver ótimo, bom ou ruim, onde ele precisa saber quais são os seus custos para saber como vender melhor.

Para o presidente do Sindicato Rural de Goiatuba, empresário Paulo Henrique Garcia Cardoso, eventos como o seminário promovido na semana passada enriquece o setor e mantém a política de profissionalização do agricultor brasileiro. Acompanhe mais informações e principais momentos do evento no site www.goiasinterior.com.br e as entrevistas no www.interiortv.com.br

 


Bartolomeu, Pedro Dejek e Paulo Henrique

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior