Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Testagem ajuda Secretaria a encontrar pacientes positivos

Com o objetivo de rastrear o maior número de pessoas possível que possam estar contaminadas com o Coronavírus (COVID-19, po-rém assintomáticas, o que não impede de transmitir o vírus, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde está testando uma parcela significativa da população, quebrando assim a cadeia de transmissão e o agravamento de pacientes através das medidas sanitárias e tra-tamento precoce.

Segundo a Secretaria, até esta quinta-feira, 23, já haviam sido testados cerca de 2.000 pessoas. Desde o início da testagem em massa o número de novos casos cresceu 60%. Porém, técnicos em Vigilância em Saúde veem isso como positivo do lado sanitário, já que a detecção permite que a Rede de Saúde isole as pessoas contaminadas e seus contatos diretos, encerrando o ciclo de transmissão por estes portadores que em sua maioria (cerca de 85%) passam por assintomáticos.
Nesta primeira etapa da testagem a Secretaria definiu uma estratégia de avaliar as pessoas que compõem o grupo de risco, composto por pessoas com idade acima de 60 anos ou que possuem doenças graves crônicas, como diabéticos, hipertensos entre outras.

Outro grupo testado pela Secretaria foi o composto por servidores públicos que atuam no atendimento, que apesar pouca da idade, tem contato com grande volume de pessoas e por isso aumenta o grau de vulnerabilidade.

Como era de se esperar, a testagem em massa jogou os índices de casos confirmados no município para cima, no entanto, está permitindo a Secretaria a criar estratégias que permitam atender estas pessoas precocemente, diminuindo o risco de agravamento do quadro clínico e também de ocupação de leitos nas unidades hospitalares, tanto no Hospital Municipal como de UTIs nos Hospitais de Campanha.

A secretária de Saúde Patrícia Lemes de Lima revelou que a Secretaria já encomendou um segundo lote de testes para seguir o trabalho de checagem da população. Outro ponto destacado por ela é a parceria com as principais empresas da cidade, onde estão sendo feitos testes com seus colaboradores.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior