Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Um conselho a um conselheiro

“Perder a noção – significado - ir além do limite da brincadeira,
ir longe demais, "perder a linha", sequelar.

Antes de mais nada...
“Conselho Tutelar, um órgão fundamental para proteção e dedicação aos direitos e deveres das crianças, atuando em contato permanentemente com famílias, instituições e juizados dedicados ao convívio com as crianças.”

O conselho tutelar é um dos mais importantes meios de defesa das crianças, seja nos seus direitos ou deveres, pois tem contato direto com a vida das crianças, saber comunicar, tratar e se responsabilizar. Ter disposição e entendimento de ir em todos os lugares onde se precisa atender uma criança, ter discernimento no que falar, ter EXPERIÊNCIA de como agir em cada caso distinto.

Isso tudo é o que todos que trabalham com crianças sabem que se deve ter para ser um conselheiro, mas de novo se tem uma grande inversão de valores, pois apesar de a sociedade estar cada vez mais sedenta de justiça, estar se mobilizando e protestando, principalmente quanto a assuntos relacionados ás crianças, há ainda muitos candidatos interessados tão somente no salário, sem nenhum dos pré-requisitos necessários para um cargo tão importante dentro da sociedade.

A população tem que ser consciente e analisar: não é por que é amigo, irmão do amigo, filho da amiga, filha da tia. Um dia pode ser sim um filho, sobrinho, neto, que vai precisar de um auxílio, de uma atenção a um problema, da presença na escola, da defesa, da cobrança, de um conselho... E... será que a pessoa que poderá fazer isso por você estará apta, de confiança, experiente e responsável.

Existem muitos cargos que precisam ultrapassar o interesse financeiro, e o de conselheiro tutelar é um desses. Pense, analise e escolha por convicção, a responsabilidade é de todos.

João Batista Oliveira Júnior
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade federal de Uberlândia. Pós-graduado em Educação Física Escolar, Gestão Escolar e Orientação e Inspeção Escolar. Gestor escolar na Escola Municipal Vanise de Oliveira Salatiel e Coordenador noturno no Colégio Estadual Orcalino Fernandes Evangelista.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior