Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Zezinho Vieira consolida liderança na preferência do eleitor

A nova rodada para conhecer a intenção do eleitor goiatubense realizada pela Global Consulting, a primeira em tempos de pandemia, mostra que o prefeito Zezinho Vieira (PP), consolidou sua liderança na preferência do eleitor que pretende votar para eleger novos prefeitos e vereadores, no próximo dia 15 de novembro (a data mudou devido a COVID-19).

Nesta rodada, a pesquisa procurou conhecer a intenção de voto do eleitor, já que o Congresso Nacional redefiniu o calendário eleitoral, que antes da pandemia do novo Coronavírus seria com eleições realizadas em 4 de outubro, sendo adiadas para 15 de novembro. Este ano o país renovará os mandatos de prefeitos e vereadores. Em Goiatuba, o eleitor escolherá o novo prefeito, vice-prefeito e 13 vereadores.

O levantamento feito a pedido do Jornal Goiás Interior procurou conhecer alguns possíveis cenários de confronto entre os pré-candidatos, que ainda precisam ser aprovados pelas convenções partidárias. Antes da elaboração da lista de prováveis candidatos para registro no Tribunal Superior Eleitoral, nossa redação entrou em contato com o ex-prefeito Hermes Traldi Neto que está no Estado de São Paulo, o qual confirmou sua condição de pré-candidato.

Dentro do levantamento feito junto ao eleitor de Goiatuba, no formato estimulado (com a apresentação da cartela com os nomes dos pré-candidatos), o prefeito Zezinho Vieira (PP) aparece com 40,5% das intenções de votos; o ex-prefeito Hermes Traldi (Podemos) com 12,8%; Japinha (Podemos) com 6,5%; Márcia Cândido (Cidadania) com 7,5%; Reinaldo Cândido (Cidadania) com 4,3%; Cassius Perfil (PSDB) com 3,5%; Rulinha (Patriotas) com 3,3%; João Batista (PROS) com 3,3%; Gabriel Faleiros (PSD) com 1,8%;, com 10% dos entrevistados se dizendo Indecisos, e outros 6,5% responderam que vão votar Branco/Nulo/Nenhum .

 

Zezinho lidera também na espontânea

No cenário espontâneo, onde o eleitor indica sua intenção de voto antes de conhecer a cartela com os nomes dos pré-candidatos, o número de eleitores que responderam Não Saber/Indeciso foi de 28%. Já os que pretendem votar em Branco/Nulo somaram 8,2%. Neste cenário, o prefeito Zezinho Vieira aparece com 33,3%; Hermes Traldi com 8,3%, Márcia Cândido com 5,3%; Japinha com 4,3%; João Batista com3,3%, Reinaldo Cândido com 3,0%; Rulinha com 3%; Cassius Perfil 2,5%; Gabriel Faleiros com 0,5%; e, Walter do Goiabão com 0,3%.

 

Pesquisa mostra que Zezinho Vieira venceria em qualquer cenário

A pesquisa realizada pela Global Consuting procurou conhecer a intenção de voto do eleitor goiatubense apresentando 3 cenários diferentes. Em todos eles, o atual prefeito Zezinho Vieira e pré-candidato a reeleição venceria seus oponentes.

No primeiro cenário proposto pela pesquisa, foi mostrado ao eleitor uma possível disputa composta pelos pré-candidatos: Zezinho Vieira, Hermes Traldi, Reinaldo Cândido e Cassius Perfil. Confira o quadro – Cenário 2).

Outro cenário simulado pela pesquisa foi o formado somente pelos pré-candidatos: Zezinho Vieira, Hermes Trandi e Reinaldo Cândido, (confira o quadro – Cenário 3).

Já na terceira simulação, o cenário ficou formado com os pré-candidatos: Zezinho Vieira, Hermes Traldi, Reinaldo Cândido e Gabriel Faleiros, (confira o quadro – Cenário 4).

 

Hermes aparece como o mais rejeitado

A pesquisa também procurou conhecer o cenário de rejeição aos pré-candidatos na  visão do eleitor goiatubense. Neste cenário, o ex-prefeito Hermes Traldi aparece em primeiro lugar sendo rejeitado por 20,25%, seguido pelo prefeito Zezinho Vieira que foi rejeitado por 15,75% dos entrevistados. O ex-vereador Rulinha aparece em terceiro lugar sendo rejeitado por 11% dos entrevistados. João Batista foi rejeitado por 8,25% dos entrevistados. O ex-prefeito Reinaldo Cândido foi rejeitado por 5,75%, Marcia Cândido foi rejeitada por 5,25. O vereador Japinha aparece com 4% de rejeição. O vereador Gabriel Faleiros aparece rejeitado por 2%, seguido de Cassius Perfil que também foi rejeitado por 2% dos entrevistados. 8,25% dos eleitores disseram que só votarão em Branco/Nulo/Nenhum. Para 8% dos entrevistados, o cenário ainda é de indecisão; Já 4,75 rejeita a todos; e, 4,75 não rejeita nenhum dos pré-candidatos.

 

Metodologia - Universo: Eleitores de Goiatuba-GO; Amostra: 400 eleitores; Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para Menos; Intervalo de confiança: 95%; Coleta de dados: dias 6 e 7 de julho/2020; Distribuição espacial por: Região 1: Pq. Primavera, Morada Nova, N. Horizonte, Maranata, Bougainville, Bananeiras, Buriti Park; Região 2: Esplanada I e II, Jardim América, Oeste, Casego, Gobato, Vila Betânia; Região 3: Jerônimo de Barros, Alto da Serra, Vila Rocha, Juca da Luiza, V. Esperança, Jd. Iguaçu; Região 4: João Vicente, Bella Vista, Parque das Cachoeiras, Centro, Vila Garcia, São Francisco, Carola; Região 5: Serra Dourada, Jd. St. Paula, Dergo, Boa Esperança, Imperial, R. dos Bandeirantes.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior