Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Itumbiara -

Hospital Municipal de Itumbiara recebe 10 leitos de UTI para Covid-19

O Hospital Municipal Modesto de Carvalho, de Itumbiara, passa a ter a partir deste sábado, dia 6, 10 leitos de UTIs para pacientes com Covid-19. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu com a Secretaria de Saúde de Goiás o cofinanciamento, um financiamento compartilhado, para instalação dos leitos. E enviou uma solicitação de habilitação e também de cofinanciamento ao Ministério da Saúde.

A montagem dos leitos foi organizada, nesta semana, numa ação do prefeito Dione Araújo e do secretário de Saúde, Guilherme Davi, preocupados com o crescente aumento de casos e mortes por Covid-19 e com a falta de UTI para quem está com a doença em Itumbiara. Na cidade, o HCamp São Marcos, que é o hospital de campanha específico para tratamento do coronavírus, e o Hospital Unimed, instituição particular, estão com todos as UTIs lotadas.

Os novos leitos do Hospital Municipal serão para pacientes com Covid-19, de Itumbiara e também vindos de outras regiões, encaminhados pela Central de Regulação estadual.

O anúncio das novas UTIs foi feito pelo prefeito Dione Araújo e o secretário Guilherme Davi, junto com o subsecretário de Saúde, Ivan Luiz da Silva, o Ivan do Raio-X, o diretor clínico do Hospital Municipal, o médico Ernane Rodrigues, e os vereadores Liliane Costa, José Orestes Guimarães e Pastor Ailton.

UPA CONTINUA - O secretário de Saúde, Guilherme Davi, explicou que os atendimentos na UPA continuam normalmente. Há uma semana, a unidade passou a ser a central da Covid-19, com 12 leitos para pacientes leves, moderados e graves. Todo paciente com suspeita de estar com o coronavírus é atendido e tratado inicialmente lá. Se estiver grave e precisar ir para a UTI, será encaminhado então para o Hospital Municipal.

Assim, os atendimentos que não são emergenciais devem ser realizados nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Já os casos de urgência e emergência são no Hospital Municipal, que funciona todos os dias, 24 horas.

Guilherme frisou que agora o município tem uma rede completa de tratamento da Covid-19.

SALVAR VIDAS - O prefeito Dione Araújo disse que há um esforço de toda equipe para salvar vidas. Mas pede a cooperação da população. “Não podemos afrouxar no combate ao coronavírus”, completou. Dione também agradeceu o empenho do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, para instalar os leitos de UTIs no Hospital Municipal.

A vereadora Liliane Costa, líder do Governo na Câmara Municipal, lembrou da dedicação de todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate à Covid-19. Os vereadores José Orestes Guimarães, que é médico, e Pastor Ailton também frisaram a necessidade de união de todos na batalha pela vida.

O diretor clínico do Hospital Municipal, Ernane Rodrigues, disse que, a partir deste sábado, a unidade está em condições de ampliar o atendimento às pessoas num momento difícil da pandemia.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior