Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Morrinhos -

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MORRINHOS


Produtores visitam fazendas com desenvolvimento sustentável.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MORRINHOS

 

Nos últimos anos Morrinhos se desenvolveu em maior proporção que alguns municípios da região. O crescimento de algumas empresas e a chegada de outras tantas, além da ampliação da área plantada, com as mais diversas culturas, ofertaram trabalho, fazendo com que a população crescesse acima da média das décadas anteriores. O comércio também acompanhou o fortalecimento da agricultura, pecuária e indústria. A maior oferta de emprego forçou o município a investir na qualificação da mão de obra. A Prefeitura tem buscado parcerias com o SINE e com o SENAI, oferecendo cursos de capacitação e formação profissional. Em 2010, o SINE intermediou a ocupação de mais de 2.500 pessoas, com carteira assinada. Além dessas, outras tantas pessoas conseguiram um posto de trabalho, sem passar pelo SINE, o que revela um número alto de pessoas empregadas em cargos relevantes, que exigem mão de obra qualificada e oferecem bons salários.

 

 


Foto aérea de Morrinhos.

CRESCIMENTO INDUSTRIAL EM MORRINHOS


A última década foi importante para que o setor industrial em Morrinhos se firmasse como um dos mais sólidos do interior goiano. Ainda enfrentando as dificuldades que todos os municípios de interior sofrem, os empresários mostraram criatividade, competência e capacidade de gerenciamento, enquanto a prefeitura se mostrou influente e atuante, auxiliando os industriais junto aos governos estadual e federal. A capacidade de produção das indústrias morrinhenses cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Uma empresa passou a atrair a chegada de outras, ou estimular a produção de matéria prima – o que gerou novos empregos. Atualmente a prefeitura atraiu a instalação de pequenas indústrias do setor de facções e ainda trabalha para dar à HERING a infra-estrutura necessária para instalar um de seus pólos de produção em Morrinhos. Até uma escola pública de corte e costura está sendo montada pela Prefeitura, visando qualificar a mão de obra para ocupar os postos de trabalho que já estão sendo gerados.

 

 

COMÉRCIO MORRINHENSE VIVE BOM MOMENTO

Com o aumento da oferta de emprego no setor industrial e no meio rural, e os melhores salários oferecidos, o poder de compra do cidadão morrinhense aumentou, fortalecendo o comércio local. A visão acertada de modernização e gerenciamento dos empresários também ajudou a alavancar o setor. A infra-estrutura oferecida pela prefeitura colabora de forma efetiva para o crescimento do comércio morrinhense que gera milhares de postos de trabalho, além de oferecer produtos de qualidade, estimulando a concorrência, forçando a queda dos preços, beneficiando o consumidor e fazendo a roda do comércio girar. A cada ano, novas lojas são abertas e outras tantas são ampliadas, em Morrinhos.

 

 

MORRINHOS EXPERIMENTA GRANDE VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Com o aumento da oferta de emprego no meio rural, na indústria e no comércio, cresceu também o interesse de pessoas de outros municípios por Morrinhos – seja para montar o seu empreendimento ou ocupar uma das vagas de trabalho oferecidas. Dados do IBGE comprovam o crescimento acima da média dos municípios da região. Morrinhos saltou de pouco mais de 35 mil habitantes, para mais de 41 mil, em poucos anos. Fato que gerou aumento na demanda por casas e apartamentos, além de cômodos comerciais.

O resultado não poderia ser outro: grande valorização imobiliária. Nos últimos anos a Prefeitura apertou o passo para oferecer a infra-estrutura necessária para melhor o setor habitacional. Leis que regulamentam o setor imobiliário foram ajustadas pela Prefeitura e Câmara Municipal e a fiscalização passou a ser realizada de forma sistemática, forçando os empresários a oferecer a infra-estrutura adequada nos loteamentos que agora são comercializados. Além disso, a prefeitura corrige os erros cometidos no passado, abrindo ruas em bairros que foram criados de forma erronia, levando água tratada e iluminação a esses setores, como é o caso do Vera Cruz.

 

NOVOS LOTEAMENTOS EM MORRINHOS

No início de julho, o Prefeito Cleumar Gomes informou que ao menos 9 loteamentos estão sendo preparados para comercialização em Morrinhos, disponibilizando juntos, cerca de 5.000 novos lotes. Entre eles estão:

1 – Loteamento Sul dos Pomares, de José Cândido Júnior – (já implantado);

2 – Residencial dos Ipês, de Vanderlei Donadel – (já implantado);

3 – Loteamento pela Construtora Romano Barbosa – (a ser implantado);

4 – Residencial Parque das Laranjeiras, pela URBS Empreendimentos Imobiliários – (a ser implantado);

5 – Residencial Solar do Bosque, pela Prefeitura Municipal de Morrinhos, para viabilizar o setor dos servidores, com 472 lotes a serem oferecidos – (a ser implantado);

6 – Residencial Arca de Noé, próximo ao novo FORUM, pela HP Incorporadora, do empresário Hélio Fortes – (a ser implantado);

7 – Loteamento pelo empresário “Birrin” – (a ser implantado);

8 – Loteamento Fuad Rassi – (a ser implantado)

9 – Loteamento pela Construtora Leonardo Rizzo – (em negociação para ser implantado)   

Para oferecer condições de infra-estrutura que possibilitem a instalação dos novos loteamentos na área próxima ao novo FORUM, o prefeito Cleumar Gomes solicitou à SANEAGO, a construção de um reservatório com capacidade para Um Milhão de Litros de água naquela região. Dois encontros já aconteceram em Goiânia com diretores da SANEAGO para tratar do assunto. (Postada em 20 de Julho 2011. Redação Leonardo Costa. Fotos Helenildo Lima)

 


Plantação de tomate leva Morrinhos ao destaque

MORRINHOS É DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE TOMATE

Morrinhos é o segundo maior produtor de tomate industrial de Goiás. As lavouras do município são irrigadas e ocupam uma área de dois mil hectares. A produção local está nas mãos de 15 produtores que são os principais fornecedores das indústrias instaladas na região.

Produtores interessados em conhecer o sistema de produção de tomate em Morrinhos e a variedade usada nas lavouras do sul de Goiás visitaram Morrinhos no início de julho, quando foram recebidos por uma comitiva liderada pelo prefeito Cleumar Gomes.

A comitiva contou com 30 pessoas, sendo 13 representantes dos países membros do Conselho Mundial de Tomate para Processamento, que há tempos desejava vir a Morrinhos.

A produção de tomate industrial em Morrinhos começou há 17 anos e, apesar de alguns momentos difíceis, a cultura veio crescendo até se tornar uma das mais promissoras atividades da região.

A indústria montada próxima das lavouras tem facilitado a vida de produtores, e o valor pago por tonelada ajuda a manter os projetos com o tomate, em Morrinhos.

O custo de produção e a renda do produtor foram algumas das curiosidades da missão internacional que visitou Morrinhos.

O produtor de tomate de Morrinhos ganha cerca de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por tonelada, e o custo por hectare gira em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Na visita a uma indústria, em Morrinhos, os produtores vindos de quatro continentes tiveram acesso a todos os setores da empresa. Além do tomate, conheceram os métodos de processamento de outros alimentos.

Em conversa com o prefeito de Morrinhos, Cleumar Gomes, o presidente de um grupo de indústrias do Irã, Muhamad Ashawaty, fez elogios à tecnologia usada pela processadora. Ele disse que agora entende o grande poder de competitividade dos brasileiros, que começa com a qualidade no campo.

O investimento feito nas lavouras e nas indústrias de Morrinhos foi o ponto que mais chamou a atenção da comitiva internacional.

Durante a visita a Morrinhos, o representante da Espanha, Juan Jose Amezaga, afirmou que o Brasil tem dado passos importantes para se firmar como um grande produtor mundial. (Fonte: Canal Rural).

Produtores de tomate de 13 países pertencentes aos quatro continentes que fazem parte do Conselho Mundial de Tomate para Processamento (WPTC, sigla em inglês) foram recebidos pelo presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, na quarta-feira, dia 6 de julho, na sede da entidade, em Goiânia.

A FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás é atualmente a representante do Brasil no conselho.

Os objetivos da visita dos membros da WPTC ao Brasil é conhecer o mercado nacional e o setor produtivo, fomentar o trabalho para aumentar a inserção do Brasil no mercado mundial de tomate industrial e propor a realização do 12º Congresso Mundial de Tomate Industrial no Brasil, em 2016.

Anualmente é realizado em Goiânia, o Congresso Brasileiro do Tomate Industrial, que neste ano terá a quinta edição, realizada em novembro.

O Brasil é hoje o quinto maior produtor mundial de tomate industrial e responsável por 43% de toda produção de tomate do Hemisfério Sul, cuja produção em 2010 alcançou 1,8 milhão de toneladas.

Toda a produção brasileira é feita por 23 indústrias, sendo que 13 estão sediadas em Goiás, Estado que concentra a maior fatia da produção nacional, que corresponde a  986,9 mil toneladas e a 55% do total brasileiro.

Destaques para os três municípios que mais produzem em Goiás: Cristalina, com 245 mil toneladas; Morrinhos, com 225 mil toneladas e Itaberaí com 90 mil toneladas.

A WPTC congrega hoje membros de 19 países, que representam 95% de todo o tomate processado no mundo. O Conselho tem por objetivo manter o estreito relacionamento entre produtores e indústria; estudar os mercados e diagnosticar os pontos positivos e negativos, sugerindo adequações para melhorar a qualidade e a comercialização do tomate; e incrementar ações que aumentem o consumo do tomate e derivados no mundo.

 

HOSPITAL DE MORRINHOS É MODELO PARA O ESTADO

Em Morrinhos tem 11 Postos do PSF, 9 na cidade e 2 no meio rural. Tem o CREFIM, NASF, NABS e CRAS. A rede pública de saúde em Morrinhos tem servidores competentes e valorizados. Ambulâncias, corpo de bombeiros, SAMU e trailer odontológico. Morrinhos conta atualmente com uma atuação muito mais humanitária no setor, com mais de 50 médicos contratados para atender na rede pública de saúde, incluindo vários especialistas. Veja a relação completa dos profissionais que atendem na rede pública de saúde em Morrinhos: 

* 02 ORTOPEDISTAS,

* 19 ODONTÓLOGOS EM 14 GABINETES PÚBLICOS DE ODONTOLOGIA;

* 02 PEDIATRAS,

* 01 CARDIOLOGISTA,

* 01 ANESTESISTA,

* 02 CIRURGIÕES,

* 01 HOMEOPATA,

* 03 OFTALMOLOGISTAS,

* 01 PSICÓLOGA,

* 03 GINECOLOGISTAS,

* 01 FONOAUDIÓLOGA,

* 03 OBSTETRAS,

* 01 TERAPEUTA OCUPACIONAL,

* 02 PSIQUIATRAS,

* 01 EDUCADOR FÍSICO,

* 06 FISIOTERAPEUTAS,

* 02 NUTRICIONISTAS,

* 20 ENFERMEIRAS PADRÃO,

* 02 ASSISTENTES SOCIAIS,

* 100 AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE,

* 20 AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS,

* 01 UROLOGISTA,

* 02 FARMÁCIAS COM MEDICAMENTOS GRATUITOS,

* 14 GABINETES ODONTOLÓGICOS,

* 11 PSF`S – SENDO 9 NO PERÍMETRO URBANO E 2 NO MEIO RURAL.

E mais!!! Recentemente o prefeito Cleumar Gomes confirmou a contratação de um especialista para os problemas de ouvido e garganta (otorrinolaringologista). O mais recente profissional contratado já está atendendo gratuitamente ao público, no Hospital Municipal de Morrinhos. É o Dr. José Toledo Júnior, que iniciou o atendimento no dia 4 de julho. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Érick Canêdo informou que para consultar, os interessados necessitarão de encaminhamento do médico do PSF de sua região. O prefeito Cleumar Gomes faz questão de ressaltar que Hospital Municipal de Morrinhos oferece atendimento de vários especialistas. O prefeito explicou que na rede pública de saúde em Morrinhos tem atendimento programado no meio rural, além de um dos melhores hospitais do interior goiano, com plantão eficiente e acolhimento por classificação de risco.

 


Prefeito Cleumar

PREFEITURA DE MORRINHOS ACELERA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Na manhã do dia 22 de julho, aconteceu na “Casa do Servidor”, a primeira reunião para apresentar de maneira formal, ao sindicato dos servidores municipais, o novo Plano de Cargos e Salários elaborado pela Prefeitura de Morrinhos. Entre outras pessoas, estiveram no encontro, o secretário de administração Welder Ribeiro; o vereador Cleiton “Cuêi”; o diretor do IPAM, Marquinhos; o presidente do Sindicato dos servidores municipais, Teotônio Teófilo.

O plano foi muito elogiado pelos representantes dos trabalhadores. Agora, o Sindicato promoverá um encontro com todos os servidores para apresentar a eles o novo Plano de Cargos e Salários, colhendo sugestões e críticas, antes que o documento seja enviado para apreciação e análise da Câmara de Vereadores. O Prefeito Cleumar Gomes disse que “trata-se de mudanças profundas e muito importantes em favor dos servidores da prefeitura, por isso, a demora na elaboração do documento que será muito importante para toda a vida de trabalho dos servidores, resgatando direitos perdidos e corrigindo equívocos históricos contra os trabalhadores da prefeitura”.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior