Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Morrinhos -

Inaugurada Casa de Cultura Célia Terezinha


Prefeito Cleumar Gomes, primeira dama Cleusinha com familiares da homenageada no corte da fita.

Inaugurada Casa de Cultura Célia Terezinha

 

Mais uma vez a “Cidade dos Pomares” fez valer seu apelido de “Atenas de Goiás”. Na tarde da última terça-feira, 9, o prefeito Cleumar Gomes (PP) juntamente com seus assessores e vereadores entregaram para a comunidade morrinhense um espaço cultural, valorizando o perfil do município.

O espaço inaugurado pelo prefeito ganhou o nome de Casa da Cultura “Professora Célia Terezinha” em homenagem aos seus anos de serviços prestados à educação e as artes no município. A inauguração contou com a participação de familiares da homenageada, populares e representantes da AGEPEL.

O imóvel onde foi instalada a Casa de Cultura foi construído a mais de um século por José Rodrigues e retrata bem os detalhes da arquitetura da época. Pilares de sustentação em madeira, tijolos grandes e telhas de barro, além de pedras e cerca de madeira.

A casa havia sido comprada e restaurada décadas atrás pela Fundação Roberto Marinho que sem nenhuma explicação abandonou o projeto de preservação do imóvel. Recentemente a prefeitura municipal fez uma avaliação viu as boas condições de conservação da estrutura e adquiriu o imóvel para abrigar a Divisão de Cultura do Município.

No imóvel funcionará a parte administrativa da Divisão de Cultura e diversas oficinas permanentes para trabalhar a parte artística do município em todos os segmentos, da música ao artesanato. Receberá exposições de artistas locais e convidados além de saraus para os amantes da música.

A inauguração que foi muito prestigiado pela sociedade morrinhense teve diversas apresentações com artistas locais mostrando bem o celeiro cultural que o município mantém a mais de 150 anos.

 

Fórum da Cultura

O município foi palco do I Fórum Setorial de Cultura da Região Sul que procurou debater as políticas voltadas ao setor nos municípios que compõem a região. Lamentavelmente, a adesão dos municípios foi pequena e eles podem ter perdido boa oportunidade de mudar o cenário cultural da região que é há tempos não recebe investimentos.

No Fórum, realizado no Teatro Juquinha Diniz, através de uma parceria entre o Ministério da Cultura, AGEPEL e prefeitura municipal, os participantes puderam conhecer as novas condições e políticas para o setor. Também sobre o desenvolvimento de projetos e captação de recursos para projetos e programas culturais nos divesos segmentos governamentais.

 


Artesanatos desenvolvidos por artistas morrinhenses


Artesanatos produzidos pelas oficinas da Casa da Cultura


Prefeito Cleumar fala da importância da cultura para o desenvolvimento social


Fachada da Casa da Cultura Célia Terezinha


Apresentação da Banda Lira Sta. Cecília na Casa da Cultura


Apresentação da orquestra de violeiros

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior