Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Panamá -

Caráter religioso marcou festa de 2011


Fiéis participam de procissão nas principais ruas de Panamá, no encerramento de festa ao Divino

Caráter religioso marcou festa de 2011

 

Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, a edição de 2011 da festa em louvor ao Divino Pai Eterno, na cidade de Panamá, foi marcada pela religiosidade, deixando de lado os eventos e atividades profanas, comuns na maioria das cidades que promovem o turismo religioso.

A decisão de incentivar e apoiar as atividades religiosas aconteceu após uma reunião entre a administração do município e da Diocese responsável pelo Santuário de Panamá. Durante o encontro, os gestores entenderam que a parte profana pouco contribuía com o sucesso do evento por tirar o foco, ou seja, o louvor ao Divino Pai Eterno.

O encerramento da festa foi marcado pela tradicional procissão que acontece há quase um século pelas principais ruas da cidade e a missa campal, comandada pelo Bispo Dom Antônio Lino.

 

100 mil visitaram Santuário

 

Segundo informações dos organizadores, durante os dez dias de festa em louvor ao Divino Pai Eterno, cerca de 100 mil fiéis passaram pelo Santuário para agradecer as graças recebidas e pagar suas promessas. Os romeiros e turistas participaram ainda das missas, novenas e leilões realizados pela Comissão Organizadora.

A receita obtida com os leilões serve para ajudar a custear as despesas de manutenção do Santuário ao longo do ano e das atividades da paróquia. O leilão e as ofertas entregues no Santuário são as principais fontes de receita da paróquia.

O número de romeiros e turistas que visitaram o Santuário este ano ficou dentro do planejado pela Comissão Organizadora e pela administração municipal e foi semelhante ao do 2010, quando ainda havia eventos profanos.

 

Segurança e organização elogiados

 

Os romeiros que passaram por Panamá esse ano elogiaram dois importantes quesitos para o sucesso de qualquer evento, religioso ou não. Eles elogiaram a organização que cuidou de regular os acessos, a limpeza, infraestrutura oferecida na Rodovia dos Romeiros, trabalho da equipe de saúde que ficou à disposição 24 horas e também o trabalho dos seguranças e da Polícia Militar que fez o policiamento extensivo e preventivo evitando a atuação de marginais.

Segundo o comando do 29º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Panamá, a edição de 2011 foi uma das tranqüilas e com poucos registros de pequenos delitos.

 

Projeto Raízes

 

Investindo na ampliação do principal evento religioso da Região Sul, a Prefeitura Municipal conseguiu este ano uma marca histórica, inserir a festa em louvor ao Divino Pai Eterno, no Projeto Raízes, da Organização Jaime Câmara, através da TV Rio Paranaíba, dando maior projeção do evento e consequentemente do município.

Segundo o prefeito Divino Alexandre da Silva (PMDB), “essa vitória representa a marca da nossa administração, são dois anos em que trabalhamos para inserir Panamá no projeto, e desde o primeiro dia do nosso governo, perseguimos o objetivo de tornar o Santuário de Panamá no principal marco religioso da região”.

 


Cerca de 100 mil Fiéis visitaram o Santuário para agradecer bençãos recebidas e renovar seus votos



Coral foi uma das atrações na missa campal

 


Dom Antônio com o prefeito Divino Alexandre, primeira dama Dona Deusa, deputado Álvaro e Dona Cleusa

 


Equipe de Goiatuba atuou no suporte aos goiatubenses

 


Equipe de saúde atendeu romeiros 24 horas

 


Público lotou as ruas da cidade

Edições Anteriores
Goiás Interior TV