Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Panamá -

Divino Alexandre avalia 30 meses de gestão


Prefeito Divino Alexandre

Divino Alexandre avalia 30 meses de gestão

 

Pouco depois de completar 30 meses à frente da administração municipal em Panamá, o prefeito Divino Alexandre da Silva (PMDB), (foto), recebeu nossa equipe de reportagem e falou sobre os 30 meses de sua terceira gestão. O prefeito comentou as principais conquistas, desafios, criatividade para multiplicar os recursos, parcerias, implantação de importantes programas sociais. Também comentou sobre o resultado de pesquisa recém realizada no município. Confira os principais trechos da conversa.

GI: Prefeito, qual avalia-ção que você faz desses 30 me-ses de gestão? É diferente das anteriores?

Divino: Mesmo sendo nosso terceiro mandato, o inicio de qualquer gestão é um grande desafio para o gestor, esta terceira foi mais difícil que imaginávamos, pois, ao assumir a administração no dia 01 de janeiro de 2011, constatamos  que estávamos num verdadeiro marasmo administrativo, folhas de servidores em atraso, dividas com CELG, INSS, PASEP, operadora de telefonia,  fornecedores entre outros, além de salas vazias, sem móveis, veículos sucateados, ruas esburacadas, um verdadeiro caos. Mas graças a um trabalho sério em equipe, com transparência e responsabilidade, foi possível vencer os obstáculos e fazer com que a comunidade tivesse melhor qualidade de vida e pudesse presenciar o grande trabalho desenvolvido nesta gestão. Conseguimos grandes conquistas, o que é motivo de orgulho, tais como: prédio do fórum, construção de casas, nova sede do PSF, reforma de vários prédios públicos, construção de praças, aquisição de veículos, móveis e imóveis, construção do mais moderno espaço de laser (pista de Cooper), reforma do ginásio, entre outros.

 

GI: Quais foram os maiores desafios nesse período?

Divino: Foi conseguir colocar o município adimplente, para conseguirmos recursos, tanto a nível estadual como federal, recuperar a credibilidade do município junto aos fornecedores de um modo geral, aplicar os recursos obedecendo aos preceitos legais e constitucionais, no caso da saúde, educação, pessoal civil entre outros, para cumprir a lei de responsabilidade fiscal no seu teor.

 

GI: Há uma reclamação generalizada de que os municípios não têm recursos, como você conseguiu superar tantos problemas e ainda realizar obras e implantar programas?

Divino: Quando se admi-nistra com responsabilidade, é possível investir de forma clara e transparente os poucos recursos que o município dispõe, fazendo jus ao imposto que o contribuinte paga, ou seja, o imposto pago retorna em forma de obras ou investimentos necessário para uma cidade se tornar digna de seu povo. Também é necessário um pouco de criatividade e buscar parceiros em todos os setores.

 

GI: Quais foram as áreas com maiores investimentos?

Divino: Podemos afirmar sem medo de errar, todas as áreas receberam atendimento na nossa administração, é claro que saúde e educação, são sempre prioridade em qualquer governo, e no nosso governo não se desvia recursos destinados para estas áreas. Os investimentos não foram somente nas áreas urbanas, mas também no setor rural, como construção de pontes, mata-burros, bueiros, levantamento de estradas e manutenção de modo geral.

 

GI: A atual administração tem investido em social?

Divino: Além dos progra-mas patrocinados pelos governos federal e estadual como Bolsa Família, ProJovem, PETI e renda cidadã, o município criou um programa direcionado a pessoas de baixa renda o Programa Viva Melhor, programa esse que visa a distribuição de pão e leite diariamente. Entre outros investimentos.

 

GI: Recentemente foi feito uma pesquisa avaliando a administração, como você viu o resultado?

Divino: É claro que fico feliz com o resultado da pesquisa, a qual avalia a administração com 80% de aprovação entre ótimo e bom, mas isso só aumenta a nossa responsabilidade. O trabalho que desenvolvemos aqui é um trabalho de equipe, sob nossa coordenação, mas que tem a participação de todos, inclusive da população que tem nos ajudado muito, de forma consciente, atendendo aos anseios da nossa proposta de trabalho. Queremos fazer muito mais, temos emendas para serem liberadas e com certeza os recursos serão aplicados em obras que darão mais qualidade de vida para todos nós. Precisamos fazer uma comparação lógica das administrações até o presente momento, ai sim, vai ver quem fez e quem não fez e até porque não fez.

 

GI: Como é o relaciona-mento com o Legislativo?

Divino: Tudo que foi realizado pela administração até o presente, foi possível graças ao apoio do legislativo municipal, que independente de siglas partidárias, os vereadores têm contribuído de forma ímpar para o sucesso da administração. Por isso parabenizo todos os vereadores por serem parceiros de verdade da administração. Quero ressaltar a importância do legislativo no contexto atual, pois somente com os olhos direcionados para o bem coletivo é que conseguiremos ser forte o suficiente para vencer os obstáculos do dia a dia. Por último, quero dizer aos legítimos representantes do povo que são os vereadores, obrigado por tudo.

 

GI: O que você ainda ressaltaria?

Divino: Ser Prefeito/gestor pela terceira vez é para nos motivo de orgulho, mas por outro lado é um cargo que exige do gestor muita responsabilidade, representar uma comunidade é abrir mão da vaidade pessoal, dormir menos, trabalhar mais e no final olhar para traz e dizer obrigado Senhor por me dar saúde, sabedoria e acima de tudo humildade para reconhecer os erros e erguer a cabeça e seguir em frente. Obrigado a minha família e àqueles que me confiaram mais um mandato, o qual tem tentado desempenhar com carinho e dedicação.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior