Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Panamá -

Dona Deusa avalia atual situação da Saúde


Dona Deusa, secretária de saúde

Dona Deusa avalia atual situação da Saúde

 

Com pouco mais de 30 meses de gestão, as mudanças e transformações nos serviços de saúde do município de Panamá são visíveis e ajudou a impulsionar os índices de aprovação da administração do prefeito Divino Alexandre da Silva (PMDB). As mudanças foram muito além de alterações físicas, passaram pela mudança de conceitos, melhorias nos procedimentos e principalmente na humanização do atendimento que alcançou todas as regiões do município.

Para buscar maiores informações sobre todas essas mudanças, nossa reportagem conversou com a primeira dama e secretária de Saúde do município, Deusa Rosa Alexandre (PMDB) (foto). Emocionada com as conquistas que o setor já alcançou, ela assegura que ainda tem novidades para a população e que em breve serão divulgadas. Confira os principais trechos da conversa:

GI: Qual era a situação da saúde 30 meses atrás?

Deusa: A saúde era um verdadeiro caos. O prédio da Unidade Mista de Saúde estava em péssima conservação, os veículos sucateados, não tínhamos médicos, verbas bloqueadas, faltava funcionários com qualificação, não tinha medicamentos para ministração aos pacientes, o mobiliário sem condições de uso, o laboratório praticamente parado por falta de equipamentos e material de consumo, aparelho de raio-X semi paralisado, em fim a situação era muito difícil,  e com muitos problemas.

GI: E como está atual-mente?

Deusa: Atualmente, a saúde caminha maravilho-samente bem, oferecendo além de bom atendimento, dignidade para os usuários dos serviços. Temos dificuldades? Sim. Mas, hoje a nossa saúde está servindo de referência na região Sul. Nosso município é pequeno, mas em 30 meses conseguimos transformar a saúde. Reformamos o Prédio da Unidade Mista de Saúde, compramos equipamentos, veículos novos, construímos um Prédio para o PSF (Estratégia dea Saúde da Família) que era um sonho, mobilhamos com moveis novos todas as unidades, inclusive a estruturamos Secre-taria, passamos a adquirir medicamentos para atender todos os programas, realizamos Processo Seletivo para contratar profissionais qualificados, e hoje, o quadro de funcionários da saúde é qualificadíssimo. Temos 09 médicos sendo: 1 Cardiologista, 1 Ortopedista, 1 Ginecologista, 1 Pediatra, 1 médico do Trabalho, 1 Cirurgião,  1 geriatra, 1 Dermatologista, 1 Clinico Geral, 1 Odontóloga, 3 Enfermeiras Padrão (sendo uma coordenadora da vigilân-cia epidemiológica), 1 Farma-cêutica, 1 Biomédica, 2 Fisiotera-peutas, 2 Digitadores, 1 para Vigilância Sanitária, 1 Técnico em Raio X, 1 Recepcionista, 1 ACD, 2 Auxiliares de laboratório, 8 Técnicos em Enfermagem, 4 motoristas, 4 Auxiliares de Serviços Gerais, enfim uma equipe completa, coisa que a maioria dos municípios brasileiros não consegue disponibilizar para a população. Panamá por ser um município pequeno, mas tem alcançado grandes conquistas através da saúde.

GI – O que permitiu essas melhorias?

Deusa: Além de ser responsável por gerir os recursos da Saúde, assumimos um compromisso pontual e político com toda comunidade panamaense, independente de seu nível social, credo ou ideologia. E, compartilhar um projeto dessa envergadura exige mais que competência e capacidade, exige liderança, comprometimento, determina-ção e amor, e isso é o que estamos conseguindo passar para toda a equipe e usuários. Precisamos nos superar sempre, temos uma força de vontade de trabalhar muito grande. A responsabilidade que pesa sobre nossos ombros  fez com que chegássemos a conclusão que depois de uma administração conturbada e de descaso, a população de Panamá merecia ser tratada com respeito e dignidade. Mas não posso deixar de citar que esse trabalho só pode ser realizado porque o Prefeito apóia de forma incondicional essa equipe e confia plenamente nas pessoas que escolheu para desenvolver esse trabalho, independentemente de qual função ocupe.

GI: Dessas mudanças e melhorias, existe alguma mais importante?

Deusa: Sim. A construção do Prédio do PSF foi até o momento a melhor conquista, foi uma conquista muito grande, pois foi realizada com recursos do município. E os Plantões médicos também merecem um destaque especial, pois através deles conseguimos resolver a maioria dos nossos problemas aqui e não se falando que já salvamos muitas vidas. Apesar da saúde a cada dia que passa mais difícil conseguimos realizar grandes feitos na saúde.

GI: O que a comunidade ainda pode esperar de benefícios na área da saúde?

Deusa: Muito! Estamos com grandes projetos para a saúde. A comunidade vai ficar muito satisfeita com essa gestão, a qual trata a SAÙDE com responsabilidade, pois estamos falando de vida Humana e isso merece atenção especial, sem falar que todos precisam ter um atendimento digno.

GI: Suas considerações finais.

Deusa: Ser Gestora pela terceira vez é um motivo de orgulho muito grande e não posso esquecer que isso só aumenta a responsabilidade que recai sobre meus ombros. Isso faz com que a cada dia que passe eu tenha como meta realizar mais para esse povo que merece todo meu respeito e gratidão, que possa fazer tudo que estiver ao meu alcance incansavelmente. Pois, foi através deles que estou onde estou e nada mais justo do que trabalhar 24 hs sem cessar para ajudar a todos que me procuram e até mesmo os que de uma forma ou outra precise do nosso apoio. Quero aproveitar e agradecer a Deus pela oportunidade que me concedeu em servir nossa comunidade e por fazer parte da história do  meu município, ao Prefeito que também é meu esposo pela confiança, aos meus familiares pelo apoio em todos os momentos, aos meus amigos o meu muito obrigado, e também as novas amizades que consegui durante todo esse tempo que estou como gestora da saúde. São pessoas que vieram para abrilhantar minha vida e colaborar com nossa gestão e com a melhora na qualidade de vida do nosso povo e fazer essa maravilha de Saúde que temos atualmente em Panamá.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior