Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Vicentinópolis -

III Conferencia Municipal de Saúde

III Conferencia Municipal de Saúde


Por: Roberto Souza
Com o tema central: “ O SUS é meu, seu e de todos nós”, aconteceu na terça-feira, dia 20, no salão nobre da Câmara Municipal a III Conferencia Municipal de  Saúde de Vicentinópolis. O evento que contou com a presença de um grande número de populares e profissionais da área da saúde, foi também prestigiado pelo prefeito municipal, Zé do Neca (PMDB), primeira dama e Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Andrelina da Costa Fernandes,  secretários municipais de diversas pastas e conferencistas vindos da capital do Estado.

Periódica - A realização de conferencia municipal de saúde, é uma obrigatoriedade dos municípios há cada quatro anos, em nível municipal, estadual e federal, concomitantemente, ou há cada dois anos em nível somente municipal. O objetivo desse evento é de estabelecer parâmetros e critério de atuação no atendimento à população na área da saúde pública de cada município, adequando às necessidades e interesses locais.

Destaques - Na III Conferencia Municipal de Saúde de Vicentinópolis, foram abordados pelos participantes os seguintes tópicos: Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no município, sociedade e padrões de desenvolvimento; Modelo de Atenção básica à relação de trabalho, considerando a relevância da atenção básica, estrutura e dinâmica de funcionamento das redes de serviços e cuidados; Avaliação da atual intersetorial da saúde, considerando as condições de vida, educação, segurança alimentar e nutricional, trabalho, transporte, habitação, esporte e lazer e implantar trabalho de prevenção de saúde mental voltado a comunidade  em  geral e específico ao trabalhador; reorganizar e aprimorar os conselhos e conferencias que integram o controle do SUS.

Atendimento SUS - Ficou bastante claro, e, evidenciada durante o evento, a preocupação com a qualidade do atendimento que é dada ao usuário do Sistema Único de Saúde. Uma peça teatral foi apresentada por um grupo de artistas amadores, cujo texto, satirizava pessoas que enfrentavam uma fila de atendimento do SUS, vivenciando situações tragicômicas, e, o péssimo atendimento por parte da funcionária pública, que displicentemente lixava as unhas e falava ao telefone, pouco se importando com a angústia e com sofrimento das demais pessoas, exatamente, como acontece comumente na vida real.

Encerramento - O evento que iniciou às 8,30h, encerrou-se às 17,00h, com intervalos para cofee-break  e almoço oferecidos aos participantes.
A avaliação final do encontro, foi  muito boa por parte dos integrantes, principalmente, dos profissionais da saúde, que, adquiriram mais conhecimentos e subsídios para melhor desenvolverem suas funções no dia a dia.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior