Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
De Olho Aberto -

De Olho Aberto


Goiatuba

Eleições 2012 – Mais uma reunião envolvendo os pré-candidatos Guilherme Pontieri (PR) Ronaldo Salatiel (PP), Reinaldo Cândido (PSDB), Sieber Buzain (PP) e Valter Andrade (sem partido) aconteceu esta semana.


Eleições 2012 I – Na mesa, o assunto quem vai e pra onde vai (entenda, quem e pra que partido) dominou a reunião envolvendo o grupo.


Eleições 2012 II – A preocupação se dá pelo simples fato de que em pouco mais de 10 dias quem pretende mudar de sigla ou filiar-se em algum partido para disputar a eleição,  precisa faze-lo, porque o prazo se encerra em duas semanas.


Eleições 2012 III – Valter e Guilherme devem seguir pelo mesmo caminho, ou seja, pelo mesmo partido, assim é um pré-acordo entre os pretensos a disputar o comando do Executivo Municipal.


Eleições 2012 IV – Os interesses do grupo passa pelo comando do Executivo, mas também não se esqueceu de pensar no Legislativo. O objetivo é contribuir para a renovação na Câmara e aumentar a representatividade social na Casa.


Eleições 2012 V – Guilherme e Valter podem seguir o caminho pelo Partido Progressista (PP) que nas últimas eleições ajudou a decidir o vencedor.


Eleições 2012 VI – No partido já estão Ronaldo Salatiel, Sieber Buzain, Izaías Pirett e vice-prefeito Saburo Hayasaki, o “Buró”.


Eleições 2012 VII – Segundo alguns analistas, o grupo do PP pode se fortalecer com as novas aquisições e que as possíveis ausências de Ailton Caetano (deve candidatar-se a prefeito pelo PMDB), Lair Mendonça e Fernando Vasconcelos como candidatos a vereador, pode possibilitar que outro grupo se torne a maioria na Câmara.


Eleições 2012 VIII – Hermes Traldi (PTB) diz a uns que não será candidato e a outros que será, não diminui seu ritmo de eterno candidato. Hora no rádio, hora articulando no escritório, hora na feira. O ex-prefeito deve migrar para o DEM.


Eleições 2012 IX – Nelson Castilho (PTB) que após resolver algumas pendências no Maranhão se mudou de vez para Goiatuba e também voltou a usar o microfone de sua ex-emissora tem dito aos quatro quantos que será candidato.


Eleições 2012 X – Reinaldo Cândido tem procurado aumentar seu capital político. Prova disso é que apesar da disputa com o ex-presidente do Sindicato Rural, Bartolomeu Braz Pereira, o PSD ficou sob seu comando.


Eleições 2012 XI – A nova sigla que é comandada no Estado por Vilmar Rocha, Armando Vergílio e Thiago Peixoto tem como presidente em Goiatuba o ex-vereador Elmo Resende (CELG).


Eleições 2012 XII – No PMDB, Ailton Caetano vai pavimentando sua estrada para disputar a sucessão do prefeito Marcelo Coelho (PMDB) pelo partido que não pretende entregar o comando do município.


Eleições 2012 XIII – Dentro desse espírito, Ailton Caetano terá que quebrar algumas barreiras, principalmente na ala mais tradicional do partido e junto a alguns companheiros do prefeito Marcelo Coelho, que querem outro nome.


Eleições 2012 XIV – Vereador Ailton Caetano convidou publicamente a ex-vereadora Lourdes Hayasaki para filiar-se em um dos partidos aliados ao PMDB durante encontro que debateu as eleições do ano que vem.


Eleições 2012 XV – Zezinho Vieira (PMN) não compareceu ao encontro. Mas poucos acreditam que ele e seus companheiros tenham debandado.


Eleições 2012 XVI – Noroel Buzain, o Norozinho, foi enfático em seu discurso, “o PSC é adepto ao PMDB e o acompanhará seja qual for o candidato”, tirando de vez alguma dúvida de que ele não acompanharia o prefeito Marcelo Coelho.


Eleições 2012 XVII – O PHS, que não fez parte da base de sustentação à reeleição do prefeito Marcelo Coelho se fez presente no encontro e deve cerrar fileiras com o PMDB ano que vem.


Eleições 2012 XVIII – Joãozinho do Foto deve mudar de partido, trocando o PSC pelo PSB que na preliminar apresentada no encontro deverá se tornar a sigla mais forte na base de apoio ao PMDB.


Eleições 2012 XIV – Foi possível perceber que há um ensaio para esvaziamento do PSC. Nas eleições passadas foi um importante aliado, perdendo apenas para o PP.


Eleições 2012 XX – Aliás, o PP, que nas últimas duas eleições ajudou a decidir a eleição e que agora está sob o comando de Ronaldo Salatiel, ainda não definiu se vai ou se fica...


Eleições 2012 XXI – Segundo Ronaldo Salatiel, nos próximos dias o partido deve se reunir e os “companheiros” devem decidir pra onde e como vão.


Eleições 2012 XXII – O presidente do PT, professor Ivaldo Gomes, revelou que ficou lisonjeado com a indicação de seu nome para disputar uma das vagas na Câmara Municipal. Todavia, acredita que em política tudo tem seu tempo e que ainda não chegou o seu.


Eleições 2012 XXIII – Ainda não está descartada a possibilidade de Lair Mendonça, hoje presidente do PMDB, mudar-se para outra sigla. O único critério para a mudança seria que esta sigla tenha trânsito livre tanto com a ala peemedebista quanto com a governista.


Curiosidade - A recuperação da malha viária da cidade traz uma curiosidade. Como é que se faz pra recapear uma rua e conservar os buracos? Mistérios da engenharia moderna.


Transito - Continua a dificuldade de estacionamento próximo aos bancos, na área central da cidade. Além dos bancários e comerciários deixarem os carros parados durante todo o dia, comerciantes colocam cadeiras e outros obstáculos em frente das lojas, impossibilitando o estacionamento. Cadê a área azul?


Conad 2011 - Recebido com entusiasmo pelo público, o presidente da FESG, Bel. Cleiton Camilo foi um dos 5 homenageados pelo Conselho Regional de Administração de Goiás, durante evento no Centro de Convenções em Goiânia.


Conad 2011 I - A orquestra universitária de violeiros fez mega apresentação no evento. Foi aplaudida com entusiasmo e os componentes tratados como estrelas. Os meninos merecem. Talentosos e simpáticos.


Conad 2011 II - Stand da FESG/FAFICH montado na entrada principal do Centro de Convenções foi um dos mais visitados durante o evento. Presentes, entre outros, os professores José Eduardo, Jean, Manoel Castelo Branco, Gislene, Daiane, Maria Helena, diretora da Fafich, Dulcimar Rosa e claro, presidente da Fesg Cleiton Camilo.


Panamá

Zona Rural – O prefeito Divino Alexandre da Silva (PMDB) está coordenando pessoalmente levantamento sobre a situação das estradas vicinais no município.


Zona Rural I – Segundo o prefeito, o diagnóstico deverá apresentar os pontos mais críticos e quais os serviços necessários para melhorar a qualidade das estradas por onde passa toda produção agrícola.


Zona Rural II – Nesta primeira etapa serão feitos serviços fundamentais, como a implantação de mata-burros, substituição de mata-burros de madeira por metálicos.


Zona Rural III – Segundo o prefeito Divino Alexandre, nesta primeira etapa deverá ser implantado cerca de 20 novos mata-burros, todos metálicos e com base de concreto.


Joviânia

Primeiro... - Agronegociante Jean Carlo foi um dos primeiros a abraçar a causa do novo partido – PSD, inclusive participou do lançamento em Goiânia, ao lado do prefeito Kassab e do deputado-secretário Thiago Peixoto, que lhe prometeu apoio.


... E último - Ficou a ver navios. Na criação do diretório municipal sequer foi convidado a filiar-se no partido que ficou nas mãos do ex-prefeito José de Pádua e do ex-presidente do legislativo municipal, vereador Jovani.


Sucessão  - Vice-prefeito Max Barbosa continua alimentando o sonho de seus correligionários de ser o candidato a sucessão do prefeito Romeu José. Na fila estão, ainda, o vereador Carlão da Saneago, Jean Carlo, José Vital, Ademarzinho e outros.


Mistério - Prevalece nos meios políticos jovianiense a incógnita sobre a possível candidatura da ex-vereadora Natividade Barbosa. Não diz que sim, não diz que não. O tempo dirá.


Aloândia

2012 – As lideranças políticas do município assim como nos demais estão finalizando as articulações visando o próximo pleito eleitoral.


2012 I – Algumas mudanças de sigla podem ocorrer tanto do lado situacionista como o oposicionista, ou seja, tanto as ligadas ao prefeito Cássio Sampaio, quanto ao PMDB.


2012 II – Entre as possíveis mudanças, uma das mais esperadas é a do vereador Ismael Rodrigues. Ele deve deixar o PT já que o sua principal base de apoio é o PSDB e os dois partidos são opositores no cenário nacional e estadual.


2012 III – Todavia, informações de bastidores da política aloandense dão conta de que a tomada de decisão de Ismael só acontecerá após esgotar todas as vias do diálogo. Ele não pretende errar na escolha.


NOTA DA REDAÇÃO

A professora Carminda Cândida de Resende, Subsecretária Regional da Educação de Goiatuba e que por muitos anos ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores, discordou do prof. Divino Alves quando disse, em artigo publicado nesse espaço, que não queria ser prefeito. A subsecretária diz que se oportunidade tivesse, gostaria de ser prefeita. Entre os motivos elencados por ela, diz que nem todos são obrigados a fazer parte da suposta ilha de corrupção e que morrer esquecido em um canto, isso só o destino pode decidir. A redação do GI se desculpa pela não publicação da íntegra do documento recebido, mas a exiguidade do espaço não o permitiu.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior