Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
De Olho Aberto -

De Olho Aberto

 

Goiatuba

Eleições 2012 – O bloco oposicionista ao prefeito Marcelo Coelho (PMDB) tenta se articular e unificar-se em uma única candidatura para o comando do Executivo goiatubense a partir de 2013.


Eleições 2012 I – O grupo tem promovido algumas reuniões e discutido alguns cenários. Na semana passada, aconteceu reunião envolvendo Hermes Traldi (PTB), Reinaldo Cândido (PSDB) e Guilherme Pontieri (PR).


Eleições 2012 II – Segundo uma fonte ligada ao grupo, o ex-prefeito Hermes Traldi reconheceu sua dificuldade para disputar o próximo pleito. Colocando-se à disposição para ajudar a construir uma grande aliança.


Eleições 2012 III – Segundo a fonte, em troca, o ex-prefeito pretende que a aliança formada para o pleito do no que vem seja ampla o suficiente para garantir sua candidatura à deputado em 2014.


Eleições 2012 IV – Parece que Guilherme e Reinaldo gostaram da ideia. Novos encontros para dar sequência no assunto deverão acontecer nos próximos dias.


Eleições 2012 V – Aliás, as conversações nos bastidores estão intensas para definir quem é quem, e, quem vai pra onde, já que o prazo para mudanças partidárias termina em menos de 30 dias.


PMDB – O partido vive bons e maus momentos ao mesmo tempo. Bom momento pelo desembaraço jurídico de seu líder maior, prefeito Marcelo Coelho e pelo vereador Ailton Caetano, nome preferido do Chefe do Executivo. Maus pelas disputas e incertezas internas.


PMDB I – As disputas envolvem os pré-candidatos Lair Mendonça (presidente da sigla), vereador Ailton Caetano e o Secretário de Obras Fernando Vasconcelos para definir quem será o nome que vai disputar como candidato à prefeito.


PMDB II – Outra disputa que acontece no partido, só que mais discreta, é travada entre Lair Mendonça e o 2º Suplente de Vereador Germi Fernandes, que pede na Justiça Eleitoral a vaga ocupada por Lair que não tem obtido muito êxito em seus recursos no Judiciário.


PMDB III – Germi revelou à Coluna que seu advogado assegura que até o final do mês de setembro a situação deverá estar resolvida e que ele deverá assumir a vaga.


PMDB IV – Aliás, em função desse cenário, Germi Fernandes que estava com os pés no Partido dos Trabalhadores (PT) precisou recuar e aguardar os finalmentes do Judiciário. Tendo em vista que caso assuma a vaga, poderia ser punido pela lei de fidelidade partidária.


PMDB V – Aumentam os boatos de que Lair Mendonça, presidente da sigla pode mudar de partido nos próximos dias. Um dos caminhos seria o DEM. Mas a sigla fez convite para Guilherme Pontieri, hoje no PR, o que pode inviabilizar sua mudança para o ninho caiadista.


Sorte – Esse parece não ser um predicado com o qual o PT goiatubense pode contar. Primeiro veio o recuo do empresário Valter Andrade (Solar) que praticamente desistiu de participar do pleito de 2012. Depois, não conseguiu arrebanhar Guilherme Pontieri, agora pode estar perdendo Germi Fernandes.


Sorte I – Todavia, quem está com os pés na sigla é o ex-proprietário da Churrascaria Boi na Brasa, Jubs Marques, que planeja ter cerca de 1.000 votos. Na eleição passada, todos os candidatos da sigla juntos, mais os votos de legenda, somaram 1.008 votos.


Radialistas – Há previsões de que a duas principais emissoras de rádio devam ter candidatos a vereador em 2012.


Radialistas II – A União FM tem três nomes, os comunicadores Marcos Pereira e Glay di Meneses e a diretora da emissora, Maria José, a Zezé. Já a Mega FM tem dois nomes, o apresentador Fernando M e o jovem Saulo Severo, ambos ainda sem sigla definida.


Radialistas III – É bom lembrar a todos que o rádio em Goiatuba nunca conseguiu grandes feitos eleitorais. Prova foi o pleito de 2008, quando Nelson Castilho (PTB) utilizou e muito o rádio e não conseguiu vencer as eleições.


Radialistas IV – Reinaldo Coelho, Hermes Traldi e o próprio prefeito Marcelo Coelho que também já tiveram o rádio à disposição não chegaram muito longe com ele. Tá dado o recado.


Joviânia

No páreo – O vice-prefeito Max Pereira Barbosa  (PSDB) afirma que seu projeto de se candidatar nas eleições de 2012 está mais firme do que nunca.


No páreo I – Ele aguarda apenas algumas definições dos demais partidos para começar a consolidar a aliança que pretende construir para buscar o comando do Executivo jovianiense.


No páreo II – Parece que quem não deve mais fazer parte do processo eleitoral é a ex-candidata Natividade Barbosa. A informação ainda não foi confirmada por ela, mas ganha corpo nos bastidores jovianiense.


Dificuldade – Está enfrentando o prefeito Romeu José Gonçalves (PP) para encontrar um nome para disputar a sucessão pelo seu grupo. Informações dão conta de que todos os convidados até o presente momento não aceitaram.


Dificuldade I – Alguns conhecedores da política local acreditam que o prefeito pode até ficar isolado e sem muita influência no pleito, graças as indisposições que construiu junto a companheiros e adversários.


Dificuldade II – Para eles, Romeu só tem seu irmão Reninho em condições de ser candidato. Mas a exigência de renúncia do mandatário para que um parente possa disputar a eleição torna o projeto impossível.


Dificuldade III – É que em caso de renúncia do prefeito, o vice-prefeito Max assumiria a prefeitura e teria o caminho aberto, além de ganhar de presente a estrutura da máquina municipal.


Panamá

Fórum – Marcado para ser inaugurado no mês de outubro, o prefeito Divino Alexandre (PMDB) conseguiu remanejar a data para 14 de novembro, durante as festividades do aniversário de emancipação do município.


Fórum I – A nova sede do Judiciário no município foi construída dentro de um padrão desenvolvido para dar maior conforto a serventuários da justiça e aos usuários, além de estrutura moderna para facilitar o atendimento.


Fórum II – A remarcação da data vai dar folga para a prefeitura concluir a implantação de algumas benfeitorias na região onde está instalado. Entre as benfeitorias estão melhorias  na rede elétrica e pavimentação asfáltica.


Política – O grupo liderado pela ex-prefeita Lúcia (PSDB) andou se reunindo nos últimos dias e parece que Idumar Elias (sem partido)deixou de ser o preferido da oposição.


Política I – Em uma dessas reuniões o nome do vereador Romeu Cordão (PP) ganhou força e pode ser indicado para a disputa.


Política II – Idumar que já estava mantendo contatos com lideranças políticas não gostou do rumo que as conversas tomaram, mas revelou a algumas pessoas próximas que ainda não jogou a toalha.


Política III – No caso da confirmação de Romeu Cordão, a tradicional disputa entre o 15 e 45 pode dar lugar ao 15 e 11, já que o PP é registrado com o número 11.


Política IV – O prefeito Divino Alexandre e seus aliados inauguraram na semana passada a sede do diretório municipal do PMDB, dando sinais de que já se organizam para 2012.


Política V – A sede ficou em local estratégico e terá toda infraestrutura para atender tanto os peemedebistas como os aliados. O processo de filiação está acelerado, já que o prazo para filiar prováveis candidatos está perto do fim.


Vicentinópolis

Expectativa – O período legislativo que começa na próxima segunda-feira, 12, promete não ser tão tranquilo, graças aos projetos que estão na pauta e deverão exigir muita habilidade por parte dos vereadores.


Expectativa I – Entre os projetos está o que visa dar nova formatação ao Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Magistério.


Expectativa II – Também estará o projeto do Orçamento 2012, o qual estipula um orçamento superior a R$ 20 milhões para o próximo exercício. O Orçamento é desdobramento da fatídica LDO, que provocou toda disputa que se arrastou até o mês de julho.


Negócios – O empresário Valter Andrade (Solar Magazine) se reuniu esta semana com o prefeito Neilton Branquinho. No encontro, os dois trataram da possibilidade da empresa ampliar sua loja na cidade.


Arremate

* Reportagem com mais de 7 minutos de duração no Programa Hoje em Dia, da Rede Record, mostrou para o país inteiro e até no exterior o trabalho desenvolvido pela ONG “Amigos do Meio Ambiente” de Vicentinópolis. A ONG teve projeto inscrito no concurso promovido pela Natura, através da consultora Rubiane Vieira em 2010 e sagrou-se campeão. Parabéns!

* O jovem advogado Kalleo Castilho já atua na área do Direito e acabou de instalar seu escritório na Rua Minas Gerais, 405, em frente ao IAG.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior