Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
De Olho Aberto -

De Olho Aberto

Goiatuba


Marimbondos I
É o que está cuspindo Nilton Viturino com parte dos eleitores de Goiatuba que não votaram em Antonially do Sindicato.

Marimbondos II
É que segundo ele, Goiatuba apesar de ter dado 6.101 votos ao candidato, “desperdiçou” a maior oportunidade de sua história de eleger seu primeiro deputado estadual.

Marimbondos III
Para Viturino, falta politização aos goiatu-benses que ainda insistem em votar em candidatos de fora ou que se dizem daqui, mas que nada fazem para justificar os votos recebidos.

Com fé I
Na semana passada o comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Valderir Pereira Santos recebeu em seu gabinete boa parte dos pastores para um café da manhã.

Com fé II
O comandante que é evangélico aproveitou a oportunidade para conclamar aos líderes religiosos que se man-tenham em vigília cons-tante no sentido de pedir a Deus equilíbrio às pessoas que vivem na cidade.

Com fé III
O oficial informou aos pastores que o 29º Batalhão da Polícia Militar vai atuar muito através do programa “Polícia Comunitária” e que para isso, precisará do apoio das igrejas em diversas ocasiões.

Novos nomes I
É o que deve acontecer na próxima disputa eleitoral em Goiatuba, principalmente para o cargo de vereador. Alguns analistas acreditam que a ação do Ministério Público e Polícia Federal encorajarão pessoas mais simples.

Novos nomes II
Para esses analistas, sem uma avalanche de dinheiro, como aconteceu até 2012, os candidatos mais humildes e pessoas com poucos recursos, mas influentes devem disputar o pleito por entenderem que têm chances.

Novos nomes III
Alguns dos nomes que já começaram a surgir é o de Ricardo da “Carpa”, muito popular entre os agropecuarista, Raimundo do Hospital popular entre os pacientes e que pretende voltar, Professor Divino Alves com ótimo trabalho na Escola Geraldo de Assis Lopes.

Novos nomes IV
Algumas mulheres também devem ser encorajadas a participarem, já que no pleito de 2012 pouquíssimas colocaram seus nomes à apreciação.

Novos nomes V
Para os analistas da política local, as mulheres além de não terem “coragem” de gastar cerca de R$ 200 mil para se elegerem vereadora, pois se corrompem ou corrompe menos, o que impossibilita “recuperar” o investimento.

Competência I
Foi o que mostrou o vice-prefeito Elioenay Freitas (DEM) e sua equipe que coordenaram o Comitê 1 do Governador Marconi Perillo (PSDB), Guiseppe Vecci (PSDB) e Álvaro Guimarães (PR).

Competência II
Elioenay e sua equipe trabalharam diuturnamen-te e pelos números regis-trados pelas urnas valeu a pena.

Encolheu I
Em apenas duas eleições, a votação do deputado estadual Túlio Isac (PSDB), em Goiatuba, caiu a um quinto. Cerca de 7.000 votos em 2006, menos de 3.000 em 2010 e somente 1.646 em 2014.

Encolheu II
O parlamentar que disputou sua terceira eleição para a Assembleia Legislativa também registrou queda em seus números a nível estadual. Em 2006 obteve 33.227 votos, em 2010 registrou 28.533 e agora em 2014 apenas 16.917, reduzindo seu potencial eleitoral em 50%.

Encolheu III
O sinal amarelou para o parlamentar nas eleições municipais, quando tentou sem sucesso eleger seu filho à Câmara de Vereadores de Goiânia. O que pelo visto não foi notado por Túlio que seguiu na mesma rotina.

Surpreendeu I
Foi a votação do vereador Antonialy do Sindicato (PROS) que alcançou 6.601 votos somente em Goiatuba e 6.860 em todo o Estado.

Surpreendeu II
Antonialy com sua mensagem de “daqui” apro-veitou a vacância de líderes locais na disputa e plantou sua semente. Alguns analistas acreditavam que o jovem parlamentar não ultrapassaria a casa dos 4.000 votos. Se apostaram, perderam.

Surpreendeu III
Para esses analistas da política local, a votação teve dois pontos que precisam ser destacados. Primeiro a determinação de Antonialy que foi às ruas e bateu de porta em porta. Segundo, o recado dado às “lideranças” locais de que o eleitor quer o seu primeiro deputado.

Surpreendeu IV
É que os dois parlamentares que se elegeram como sendo de Goiatuba, na verdade, Saburo Hayasaki, o Buró, foi eleito por Joviânia e Túlio Isac, natural da cidade, tem domicílio eleitoral em outra cidade.

Criança I
As rádios Turismo FM (90,3) e MEGA FM (106,1) estão promovendo simultâ-neamente campanha que vai sortear brinquedos às crianças.

Criança II
Os pais ou crianças que querem concorrer basta ligar durante a programação das emissoras e se cadastrarem.

ARREMATE

Mas o grande vencedor das eleições deste ano sem dúvida alguma foi o prefeito Fernando Vasconcelos (PMDB). Emplacou seus deputados como os mais votados, Álvaro (estadual) e Guiseppe Vecci (federal), além da esmagadora votação ao governador Marconi Perillo. Ou seja, o povo entendeu seu sacrifício pessoal e avalizou a parceria. Agora é arregaçar as mangas e buscar os tão sonhados benefícios.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior