Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
De Olho Aberto -

De Olho Aberto

Goiatuba

Eleição I
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadora será renovada em sessão extraordinária nesta sexta-feira (12), para um mandato de 2 anos.

Eleição II
Prof. Wellington Carvalho (PSB) será eleito o novo presidente e terá como vice o vereador Arnaldo Salatiel (PP), 1º Secretário Antonially do Sindicato (PROS) e o vereador Flaviano Alves (PC do B) como 2º Secretário.

Eleição III
O atual presidente Noroel Buzain (PSC) até que tentou formar uma chapa para se reeleger, todavia não conseguiu manter unida a base que o elegeu em 2013.

Eleição IV
Com as idas e vindas devido as disputas judiciais do processo eleitoral de 2012 o grupo que se apresentou no princípio se desmantelou e um novo foi formado com vereadores da situação e oposição.

Eleição V
O presidente da Câmara de Goiatuba administra um orçamento de quase R$ 350 mil mensais e terá um desafio gigante pela frente – construir um Plenário descente e a altura do Legislativo Municipal.

Veto I
Na última quarta-feira (10), os vereadores derrubaram o veto parcial do prefeito Fernando Vasconcelos (PMDB) ao Autógrafo de Lei 3.015/2014 que transforma a FAFICH em Centro Universitário.

Veto II
O resultado foi conhecido através de votação por escrutínio secreto e ficou 9 votos a 4 contra o veto, mantendo todas as Emendas feitas pelos parlamentares durante a aprovação do Projeto.

Veto III
O prefeito havia vetado os artigos 8, 9 e 10 sob alegação de que eles eram inconstitucionais e não se enquadravam nos dispositivos da Lei Complementar 101/2000.

Veto IV
Esse foi o segundo veto do prefeito Fernando Vasconcelos derrubado pela Câmara de Vereadores e mostra que nem sempre Executivo e Legislativo comungam do mesmo pensamento.

Veto V
A se manter as divergências, é possível acreditar que este assunto ainda não será dado por encerrado e o processo de criação do Centro Universitário pode sofrer mais algum atraso.

Economia I
A Federação Nacional das CDLs (FNCDL) está orientando os lojistas a incluírem os nomes dos inadimplentes no Cadastro de Proteção ao Crédito. A medida é para evitar vendas a pessoas indevidas.

Economia II
Outro ponto destacado pela FNCDL é que esta também é uma maneira para buscar os inadimplentes para uma negociação de seus débitos.

Empréstimo I
A Câmara aprovou esta semana autorização para que a prefeitura contrate empréstimo junto a instituições financeiras, através da modalidade ARO (antecipação de receita orçamentária), em até 7% da receita líquida.

Empréstimo II
Na justificativa enviada à Câmara, o chefe do Poder Executivo ressalta que a previsão para economia no princípio do próximo ano não é boa e a prefeitura precisa ter alternativas para algumas emergências.

Educação I
O prefeito Fernando Vasconcelos, o secretário de Educação Marcos Pereira e a subsecretária de Educação Carminda de Resende se reuniram com o Ministério Público para dar algumas explicações sobre o problema envolvendo a devolução de alunos do 6º ao 9º Ano para o Estado.

Educação II
A devolução está acarretando uma série de transtornos e o MP resolveu participar do processo para encontrar um ponto de equilíbrio. O encontro entre as partes contou com a participação do promotor Luís Carlos Garcia.

Saúde I
As reclamações continuam e esta semana o clima ficou ruim no Hospital Municipal, alguns funcionários contratados reclamavam dos salários atrasados.

Saúde II
O secretário de Saúde Saburo Haysaki, o Buró, ressaltou que toda equipe está fazendo uma verdadeira ginástica para equilibrar as constas e resgatar os compromissos com prestadores de serviços e fornecedores.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior