Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
De Olho Aberto -

De Olho Aberto

Goiatuba


Legislativo I – Começa nesta segunda-feira (24), o período de sessões na Câmara de Vereadores. A pauta deve ser extensa, já que há quase 3 meses os vereadores não se reúnem.

Legislativo II – A maior parte da pauta deve ser ocupada por Projetos do Executivo e também por Indicações dos vereadores.

Legislativo III – A expectativa está se algum vereador entrará com pedido de reforma do Regimento Interno, já neste período legislativo. É que a maioria não concorda com uma série de artigos do atual RI da Câmara.

Legislativo IV – Entre as insatisfações está a falta de poder dos integrantes da Mesa Diretora, onde os cargos se tornaram meramente figurativos e também a falta de uma data específica para realização das sessões.

Legislativo V – Na avaliação da maioria dos vereadores, esta atual configuração do Regimento Interno deixa o Poder Legislativo à mercê do presidente da Casa, que pode governa-la de acordo com seu próprio interesse, sem consultar nenhum vereador.

Legislativo VI – Eles alegam também que a falta de um cronograma com a data das reuniões fixada pelo Regimento Interno, deixa a comunidade e a sociedade organizada sem condições de participar, já que nem os próprios vereadores sabem quando acontecerão as reuniões.

Reunião I – Esta semana o prefeito Fernando Vasconcelos (PMDB) se reuniu com os vereadores, onde trataram de assuntos de interesse dos dois poderes.

Reunião II – Tanto na avaliação do prefeito como dos parlamentares, a reunião foi muito boa e extremamente produtiva. Vários assuntos foram colocados na mesa de diálogo.

Reunião III – O prefeito expôs sobre os Projetos de Leis que estava encaminhando para apreciação do Poder Legislativo, o grau de importância de cada um e sanou algumas dúvidas, recorrentes quando o Projeto chega no Legislativo sem um debate prévio.

Reunião IV – Os parlamentares aproveitaram para apresentar algumas reivindicações ao prefeito, onde também tiveram oportunidade para falar de suas importâncias.

Reunião V – No encontro, os parlamentares reivindicaram do prefeito maior acesso aos secretários, reclamando que boa parte não atende adequadamente os vereadores.

Reunião VI – Segundo eles, alguns secretários se quer recebem os vereadores e querem despachar de costas ou no próprio corredor.

Reunião VII – Eles também reivindicaram que dê maior autonomia aos secretários, já que todas s vezes que conversam ou solicitam algo deles, ouvem que primeiro vão ter que falar com o prefeito, demonstrando que não possuem autonomia alguma.

Reunião VIII – O prefeito prometeu melhor qualidade no atendimento aos parlamentares e também assegurou que pretende se reunir sempre com eles para debaterem os projetos e programas que a cidade precisa desenvolver.

Política I – Pelo que se desenha o cenário político-partidário goiatubense, o casal Reinaldo e Márcia Cândido, ambos do PSDB, que ganharam e não levaram os dois últimos pleitos eleitorais deve ficar sozinho nas eleições deste ano.

Política II – O casal que na avaliação de membros dos partidos que os apoiaram nas eleições de 2012 e 2013 teve postura inadequada para quem precisa atuar coletivamente, deverá ter a dura missão de trabalhar solitariamente em prol de Túlio Isac.

Política III – O fato da solidão está no distanciamento de parceiros que já tomaram outro rumo, como o PTB e o PP, partidos que ajudaram a compor as duas chapas tucanas indicando candidatos a vice.

Política IV – Outro partido que também deixou o grupo foi o Democratas, que compôs com o prefeito Fernando Vasconcelos, indicando Elioenay Freitas para ser seu vice.

Política V – Sieber Buzain que controla o PSD e administrava o staff da campanha tucana, conforme afirmou o Ministério Público Eleitoral nos processos que culminou na cassação do tucano, deve passar a atuar mais efetivamente na política morrinhense, pra onde está transferindo seus negócios.

Política VI – Sieber já tem vínculos políticos na cidade dos pomares desde a eleição de 2004, segundo informou uma fonte que milita no meio político da cidade-mãe de todo Sul Goiano.

Política VII – Pelo que tudo indica, quem será o maior beneficiado com essa debandada do ninho tucano será o deputado Álvaro Guimarães (PR), que sem olhar cor partidária sempre apoiou o município, desde a eleição do ex-prefeito Marcelo Coelho (PMDB) e nas duas campanha de Fernando Vasconcelos.

Esgoto I - No encontro as avenidas Presidente Vargas e Clovis Rodrigo do Vale, a empresa responsável por reparar os danos causados pela implantação da rede de esgotos, não recolocou todos os bloquetes que ali estavam.

Esgoto II - Os bloquetes foram colocados para impedir que a água das enxurradas cavassem buracos no local. Durante muito tempo muitas tentativas foram feitas para impedir a erosão no local, muitos materiais foram colocados ali, inclusive concreto.

Esgoto III - A única ação que se mostrou eficiente foi a colocação dos bloquetes. A empresa responsável pela obra trocou parte dos bloquetes por concreto (mais areia do que cimento) e parece que deu como pronto.

Esgoto IV - Aliás, essa obra de implantação da rede de esgotos é importante e necessária, mas os transtornos causados à população são muitos, sem contar os prejuízos materiais.

Arremate

As polícias Civil e Militar estão de prontidão e reforçando suas equipes que vão atuar nas festividades carnavalescas deste ano. O GENARC está de delegado novo, Dr. Rilmo Braga e com uma equipe preparada para apanhar os traficantes que se aventurarem no período. Já a Polícia Militar reforçou seu aparato de inteligência e pretende atuar em duas frentes, no combate aos marginais que tentarem roubar os foliões que estiverem fora de casa e também no combate aos excessos e aventureiros que quiserem fazer arruaça antes, durante e depois da folia.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior