Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Agronegócios -

Spaço Agrícola recebe equipe do Rally da Safra

 

Volneimar agradecendo a presença de produtores e técnicos e a oportunidade de mais uma vez a Spaço Agrícola receber a equipe do Rally da Safra

Pelo segundo ano consecutivo a Spaço Agrícola recebe a equipe do Rally da Safra que é responsável por fazer o maior e mais completo levantamento sob as condições das lavouras em todo o país. Coordenado pela Agroconsult Consultoria e Projetos, o Rally da Safra conta com equipes que visitam a campo, todas as regiões produtoras do Sul ao Norte do Brasil e com uma metodologia que visita lavouras aleatoriamente, inclusive fora dos chamados eixos principais, construindo um retrato fiel da produção nacional.

A equipe do Rally da Safra se reuniu com produtores e técnicos na sede da Spaço Agrícola, em Goiatuba, nesta terça-feira, 26, onde mostraram que houve queda na produção em todas as regiões do país, mas que dados de campo mostram que apesar de algumas regiões, como o Sul de Goiás ter perdas significativas, podendo chegar a 35%, o número geral é bem menor graças a regiões como o Sudoeste de Goiás, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, onde, mesmo com os problemas climáticos como falta de chuvas e altas temperaturas, os dados são surpreendentes.

Segundo Valmir Assarice, consultor da Agroconsult e que lidera a equipe do Rally da Safra que esteve em Goiatuba, o ocorrido na Região Sul de Goiás chamou a atenção da equipe, que refez o roteiro para avaliar com maior profundidade o cenário regional a fim de obter dados mais precisos destas lavouras para consolidação do cenário geral. O especialista ressaltou que as grandes perdas são fatores regionais e que para uma expectativa de melhor preço por saca de soja colhida será preciso que fatores locais descolem os preços do cenário mundial que mostra tendência de estabilidade.

Philemon Martins da Costa, gerente da Spaço Agrícola em Jataí, na Região Sudoeste, revelou que o cenário das lavouras daquela região é bem mais favorável do que as da região de Goiatuba. “Já estamos com cerca de 85% das lavouras colhidas e a queda na produção deve ficar na casa dos 10% e com uma boa expectativa para a safrinha, que em nossa região é efetivamente uma segunda safra”, revelou.

Sandro Fernandes, gerente agro do Santander e que faz parte da equipe do Rally da Safra ressaltou que mesmo diante de problemas regionais, o banco trabalha com perspectiva positiva para a safra e que atualmente as ferramentas de crédito disponíveis no mercado, como o seguro agrícola, deixam produtores, empresas e instituições mais seguros e consequentemente não devem afetar a liquidez no cenário geral.

Para Volneimar Lacerda, diretor da Spaço Agrícola, apesar do cenário diferente em relação a última safra, a empresa se sentia honrada em receber mais uma vez a equipe do Rally da Safra e poder contribuir com o debate sobre a produção no país. O empresário ressaltou que as perdas das lavouras na região devem oscilar entre 25% e 35% dependendo de sua localização, mas que não será inferior a 25%, o que frustra os planos dos produtores que iniciaram esta safra com um cenário favorável com a antecipação das chuvas, agravado pela falta dessas mesmas chuvas na fase crucial do enchimento dos grãos, deixando a região descapitalizada. “Negócio ruim a safra de Soja a gente conserta com um novo negócio bom”, comentou.

Volneimar voltou a enfatizar que o produtor precisa voltar seus olhos para a segunda safra, já que o cenário climático mostra-se favorável e bem melhor do que o da safra que está terminando, além da ótima janela que se tem para as culturas do milho, girassol e sorgo com a antecipação das chuvas no ano passado e pela antecipação das colheitas. Segundo ele, em ano difícil como este, o produtor precisa cada vez mais usar produtos de alta tecnologia e que entrega o que promete, alto teto produtivo no caso das sementes e melhor defesa da planta no caso dos nutrientes e defensivos, e que a Spaço Agrícola tem um portfólio completo com todas estas soluções para a realidade de cada produtor na região onde a empresa atua.

Valmir trouxe dados recentes da sagra 2018/19

Cenário regional chamou atenção da Agroconsult

Produtores puderam ver que perdas é por todo o país

Valmir trouxe o atual cenário da produção nacional

Produtor Carlos Henrique com equipe Caramuru

Spaço Mais mais uma vez recebendo equipe do Rally da Safra

Produtores e técnicos puderam obtivieram informações do cenário

Agroconsult apresentou sua expectativa para safra 2018/19

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior