Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Artigo -

2013, ano de grandes conquistas para Goiás

2013, ano de grandes conquistas para Goiás


Marconi Perillo
O ano que se inicia traz as melhores expectativas para sociedade goiana. Não porque sejamos naturalmente otimistas, mas porque os próximos 365 dias estão solidamente alicerçados para que neles sejam edificadas boas e bem-vindas conquistas. E essa base se sedimentou com o árduo trabalho nos últimos dois anos.
Nosso primeiro ano de governo foi de superação e de reorganização do Estado; o segundo foi de consolidação da semeadura e início da colheita, de avanços e do início efetivo das grandes transformações que estão em curso em todas as áreas. Na sequência, 2013 será o ano do coroamento de todos os empreendimentos, ações e atividades do Governo de Goiás.
A prestação de contas que apresentamos à sociedade goiana, sobre trabalho realizado nos dois primeiros anos, nos credencia, porque o melhor otimismo é aquele que se firma na realidade.
Para destacar os avanços e o planejamento para o futuro, antes é preciso que se tenha consciência das ações e realizações, uma obrigação de todo governante que preza a transparência, a eficiência e a responsabilidade. É assim que deve ser um governo que planeja, realiza e compartilha o seu trabalho com a sociedade.
Depois do severo ajuste fiscal no primeiro ano da nossa gestão, retomamos a agenda de obras, ações e programas essenciais para o crescimento sustentável de nosso Estado.
Hoje a economia de Goiás cresce acima da média nacional, gera milhares de empregos e melhora a renda dos goianos, com resultados positivos para todos os setores da sociedade.
Ficamos em 1º lugar ou dentre os três primeiros em todos os indicadores econômicos que definem o desenvolvimento de um Estado: exportações, geração de empregos, PIB, crescimento industrial, renda per capita, Ideb etc.
O Governo de Goiás tem um papel fundamental e imprescindível nesse processo de desenvolvimento. Além de estimular novos investimentos e manter uma política agressiva para conquista de novos empreendimentos industriais e empresariais, atuamos incansavelmente para assegurar que os resultados desse salto de crescimento possam se expressar também na melhoria da qualidade de vida dos goianos.
Esse é o sentido da nossa administração, o compromisso que assumimos com Goiás e que estamos implementando a cada dia, a cada mês, a cada ano. Agora, com o planejamento, finanças saneadas recursos assegurados, é hora de acelerar.
 Na área da infraestrutura, reconstruímos 2 mil quilômetros de estradas e vamos chegar a mais de 5 mil até 2014. Começamos a  pavimentação de 2.400 quilômetros de novas rodovias. Com aportes federais, vamos aplicar R$ 3,5 bilhões em água tratada e esgoto nos quatro anos de governo.
Na Saúde, quem precisa dos hospitais do Estado já pode sentir a diferença para melhor. CRER, Huana, HGG, Hugo, HDT, Materno Infantil e Hurso, contando com um novo modelo de administração, já estão prestando um serviço com muito mais qualidade aos cidadãos. E vai melhorar muito mais.
De acordo com o MEC e conforme atestam os números do Ideb, a nossa Educação é a que mais avança no Brasil.  Os cursos profissionalizantes do Bolsa Futuro, com 140 mil alunos, vão dobrar a oferta de vagas, qualificando 500 mil trabalhadores até 2014.
Em 2013, com mais 10 mil novas Bolsas Universitárias, chegaremos à marca de 128 mil alunos beneficiados, desde o início do programa em 1999.
Com novas viaturas e equipamentos modernos, a Segurança segue no combate intenso à criminalidade e violência.
O Governo lançou o PAI (Programa de Ação Integrada de Desenvolvimento), que definiu 40 ações planejadas, com menos burocracia e recursos garantidos. Com isso, sabemos o que queremos, para onde iremos e como e com quanto faremos, com transparência, objetividade e foco nos resultados.
Temos mais o que mostrar, mas seria cansativo para o leitor e o espaço não suportaria um relatório recheado de números, índices positivos e realizações, mas detalhes estão à disposição no site de notícias do Governo de Goiás.
Estamos cumprindo os nossos compromissos com qualidade administrativa cada vez maior. Destaco que nossa equipe de governo está como nunca empenhada em executar um arrojado programa de trabalho e até ir adiante.
Fizemos o dever de casa e ajustamos o Estado, buscando permanentemente parcerias consistentes com o Governo Federal, com as Prefeituras Municipais e com a iniciativa privada para a consecução de programas de interesse da coletividade.
É importante enfatizar a profícua relação administrativa com o governo da presidente Dilma Rousseff, que tem dado integral e republicana atenção aos pleitos do Estado de Goiás.
O nosso governo vive a fase da entrega, da realização dos compromissos, da efetivação das promessas, da consumação dos sonhos – o que será o escopo maior dos próximos dois anos de gestão. Sabemos que muito mais precisa ser feito e vamos continuar trabalhando diuturnamente.
Pedimos a proteção de Deus e desejamos que 2013 seja de grandes de conquistas para Goiás e todos os goianos.

Marconi Perillo, é governador do Estado de Goiás.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV