Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Artigo -

MENSURANDO A NOSSA HIPOCRISIA

MENSURANDO A NOSSA HIPOCRISIA

 

Mensurar = Medir;

Hipocrisia = Fingimento, falsa devoção;

Hipócrita = Falso.


A idéia central do texto é: Como podemos medir o nosso grau de hipocrisia?  Dizer o contrário, já indica ser possuidor de tal defeito, o qual é inato a todo ser humano, todos somos hipócritas por natureza, uns mais, outros menos. O mecanismo que vamos utilizar para fazer tal mensuração é nada mais nada menos do que a oração ensinada a nós por Jesus, Ele mesmo usou este termo ao tratar os escribas e fariseus de sua época, chamando-os de “hipócritas e raça de víboras”, a saber: A oração do Pai Nosso, mundialmente conhecida e pronunciada por quase todos os credos religiosos, vale ressaltar: religiosidade muitas vez não passa de uma roupagem usada por muitos para se camuflarem de ovelhas, visto que são lobos devoradores. Podemos dizer que é uma oração ecumênica, a qual nos diz:

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Amém (amém significa: assim seja).

PAI NOSSO: Se falamos PAI, significa que concordamos que ele é o nosso genitor, aquele que dá origem à geração, no caso de Deus, aquele  que nos formou e nos fez à Sua imagem e semelhança (DEMUTH E TSÉLEM – hebraico), portanto, se ele é nosso pai, então somos todos irmãos, se somos irmãos, porque vivemos em guerra uns com os outros, e falta-nos o respeito mútuo? Além de sermos invejosos, desejosos do que é alheio, rancorosos, vivemos dando ao nosso Pai uma grande tristeza, pois estamos digladiando uns com os outros o tempo todo.

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME: No caso de Deus, Ele é santo pela expressão da palavra, ou seja, no sentido de ser imaculado e imarcescível. No caso do ser humano, santo significa ser separado. Como podemos dizer santificado seja, se não temos a preocupação de sermos realmente santificados, qual seja, no falar, no pensar e no proceder.

VENHA O TEU REINO: Dizemos a Deus que queremos que o Seu reino seja estabelecido entre nós, porém, não entendemos o real significado do que vem a ser. Isto causou um grande problema deste o tempo em que Jesus era vivo, um dos seus discípulos, a saber: Judas, da comunidade dos Zelotes, com um espírito revolucionário, pensava que o reino do qual Jesus tanto falava era para ser estabelecido aqui na terra, talvez iniciado por uma revolução armada, na qual Jesus seria o líder, quando viu que estava totalmente errado, caiu na real da besteira que havia feito, o único recurso que ele encontrou foi suicídio, estava com sua consciência muito pesada. 

FAÇA-SE A TUA VONTADE: Dizer para Deus que a Sua vontade seja feita, é assumir  estar totalmente na dependência Dele, porém, nem sempre agradamos dos resultados da ação de Deus, antes, queremos que Ele faça consoante o nosso querer e nossa vontade, às vezes, até queremos ditar para Deus o que queremos que Ele faça. O ser humano tem uma forte tendência de criar um deus que seja adequado aos seus próprios interesses. A vontade de Deus é feita de forma plena no mundo metafísico, no mundo físico isso não ocorre, até porque Deus respeita o livre arbítrio dado por Ele mesmo ao ser humano, este livre arbítrio é usado pelo ser humano para não fazer a vontade de Deus.

O PÃO NOSSO, DÁ-NOS HOJE: E amanhã, e depois, e depois, todos os dias. Entende-se por pão nosso, todas as nossas necessidades físicas, tais como o alimento, o vestuário, a moradia, entre outras. Queremos o pão nosso cotidiano, mas, repartir este pão, nem pensar, cada um que se vire para conseguir o seu, quanto aos menos favorecidos e aqueles que passam fome entre outras necessidades, eles é que se danem. O nosso ego é muito grande para que possamos dividir alguma coisa, o máximo que  fazemos é oferecer a alguém um pouco daquilo que nos sobeja e ainda tentamos fazer um belo comercial de nós mesmos por causa da nossa boa ação.

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS: É muito fácil para todos nós chegarmos a Deus e pedirmos perdão pelas nossas dívidas para com Ele e para com nosso semelhante, afinal, temos tantas falhas que precisamos ter a sensação de alívio ao pedirmos clemência, precisamos aliviar a nossa consciência. Porém...

ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES: Note o sublinhado, é uma condição que está vinculada à outra, ou seja, pedimos perdão a Deus porque já oferecemos antecipadamente o mesmo perdão aos nossos ofensores, ou não? 

NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO: Pedimos isso a Deus porque temos uma grande facilidade em sermos tentados em todos os sentidos e em todas as áreas de nossas vidas, porém, muitas vezes achamos bom brincar com o perigo, ou achamos que somos fortes o suficiente para não sermos enganados pelos espíritos tentadores.

LIVRA-NOS DO MAL: Como podemos pedir que Deus nos livre do mal, sendo que em muitos casos estamos pactuados com o mal, visto que fazemos tanto mal, que o mal para nós é algo normal. A mal nos assedia, temos mais facilidades para o mal do que para o bem.

Observa-se que o papagaio não sabe falar, ele simplesmente aprende a repetir os sons, e isso é mais fácil para ele em virtude do formato de sua língua, diferente das dos demais plumados. O ser humano muitas vezes, não passa de um papagaio, visto que repete, vez após vez, sabe a oração de cor e salteado, mas a expressa da boca para fora.

Queremos deixar uma escala para que cada leitor possa mensurar sua hipocrisia. De acordo com o que for lendo e assimilando, creio que todos, ou quase todos possam concordar comigo quando digo que todos nós temos certo grau de hipocrisia. Qual será o grau da sua?  Vamos classificar a nossa hipocrisia, em:

PEQUENO HIPÓCRITA OU LEVE HIPOCRISIA: Aquele que “acha” ou pensa estar repetindo a oração, ou melhor, orando com convicção e sente-se pouco ou quase nada atordoado com o que estamos apresentando.

MÉDIO HIPÓCRITA OU MÉDIA HIPOCRISIA: Concorda em parte com o exposto, só para não dizer que não concorda com nada, que tudo isso é uma balela.

GRANDE HIPÓCRITA OU GRANDE HIPOCRISIA: Aquela pessoa que tem lido este texto e tem sido impactada por ele, sentindo um grande peso nos ombros, fazendo uma introspecção e vendo dentro de si o quão é desonesta consigo mesma e com Deus. Se assim pensa, está começando a ser uma pessoa sincera. Sinceridade é uma qualidade que nos aproxima de Deus. Se você se sente um grande hipócrita, talvez isso seja um bom sinal, é o primeiro passo para que possa tentar ser uma pessoa melhor. Não sigamos os exemplos dos hipócritas, o nosso país já esta demasiadamente cheio deles.

 

José Antônio Soares

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior