Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Artigo -

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO


A palavra “conspiração” é derivada da palavra em latim “conspirare”, que significa “respirar junto”.

O que é teoria da conspiração?

As teorias de conspiração nos dizem que um grupo de pessoas ou organizações conspirou para manipular um evento ou uma série de eventos, para alcançar os resultados que eles querem, mantendo segredo. Será que nós somos paranóicos ou realmente acontecem coisas que não sabemos? Será que precisamos de teorias de conspiração para explicar eventos que vão além do nosso controle?

Como funcionam as teorias da conspiração?

Algumas pessoas simplesmente perdem a paciência, mas para outras elas são simplesmente fascinantes. Elas gostam de explorar todas as possibilidades que uma teoria apresenta, da mesma forma que gostam de montar quebra-cabeças ou solucionar mistérios. Às vezes certas teorias são ridículas e não passam de entretenimento, mas há casos em que elas são críveis e fazem-nos pensar. Quem formula tal teoria é chamado de teórico da conspiração. Há certo tom negativo por de trás do termo teoria da conspiração na sociedade contemporânea. Alguns dizem que elas costumam conter certos aspectos que diminuem a sua credibilidade. Na era moderna, houve um grande número de teorias da conspiração. Vejamos alguns exemplos:

 

1)         – A chegada do homem à lua, é uma realidade ou foi uma montagem televisiva da NASA? Existem inúmeras versões, uma delas é que um filme fora desenvolvido  por um roteirista e um diretor de cinema montado em um estúdio em Londres. Há uma mistura de fatos reais e falsos num exercício de estilo que visa desestabilizar a história. O fato é que até hoje muitas pessoas não acreditam que o homem tenha pisado na lua conforme a notícia foi vinculada à época.

2)         – O governo dos Estados Unidos estava por trás do fatídico 11 de setembro? A teoria diz que foi um auto-atentado do governo de Bush, para criar a desculpa de lançar uma guerra contra o terrorismo. Esta teoria diz que nenhum avião se espatifou contra o edifício do Pentágono, mas, que foram mísseis amigos.

3)         – A princesa Diana foi assassinada? Existem várias variantes. A mais popular é que os serviços secretos britânicos planejaram o assassinato para impedir uma crise na monarquia, já que Diana planejava se casar com Dodi Alfayed, o filho de um magnata egípcio.

4)         – Os judeus controlam Wall Street e Hollywood? O mundo nas mãos avarentas dos judeus, um clássico desde a Idade Média, justificativa das atrocidades nazistas e com atualizações permanentes. A última. Que planejaram o ataque às torres Gêmeas como prova o fato de que nenhum judeu morreu no desastre.

5)         – A Cientologia domina Hollywood? Uma seita baseada na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal, dotado de mente e corpo, ambos basicamente bons, que buscam a sobrevivência. A lista de celebridades que abraçam esta religião, encabeçada pelo ator Tom Cruise, criou o modismo e a teoria.

6)         – Paul MacCaratney esta morto? O cantor dos Beatles teria morrido em 1966, um dublê teria sido encontrado para substituí-lo.

7)         – A AIDS fora criada pelo homem? O vírus foi fabricado num laboratório dentro de um plano genocida para exterminar a população homossexual. O Exército norte-americano, a CIA ou cientistas russos teriam ordenado a sua fabricação.

8)         – JOHN F. KENNEDY foi assassinado? Existem várias teorias sobre o assassinato e a cada dia surge uma nova. Muitas destas teorias propõem uma conspiração na qual envolveria organizações como: Sistema de Reserva Federal, a CIA, a KGB, a MÁFIA, entre outras.

9)         - Os iluministas dominam o mundo? A seita ocultista fundada pelo jesuíta judeu alemão Adam Weishaupt no século XVII planejou acabar com todas as religiões e todos os governos. Pouco a pouco, os iluminatis têm-se infiltrado em todos os âmbitos de poder, em governos, nas lojas maçônicas, e foram protagonistas dos grandes fatos históricos, como a independência dos Estados Unidos ou a criação do comunismo.

                        Os seres humanos possuem uma grande facilidade para acreditarem em tudo aquilo que ouvem ou vêem principalmente se forem vinculadas por qualquer canal da imprensa. Diz o ditado que: “Quem conta um conto, aumento um ponto”. Ou, vários pontos. É sabido que se uma história for contada por mais de uma pessoa, já não possui total credibilidade, visto que cada um contará do seu jeito, usando suas próprias palavras, e, floreando ao seu bel prazer. Precisamos ser melhores exegetas, analisando tudo que lemos, vemos ou ouvimos dentro dos aspectos: do texto, do contexto e do pretexto. Caso contrário seremos como piolhos, andando pela cabeça dos outros. Usemos as três peneiras de Sócrates, vejamos sua filosofia:

Um homem foi ao encontro de Sócrates com uma informação que julgava ser de seu interesse.

- Quero lhe contar algo;

- Espere um pouco – disse Sócrates – antes de continuar quero lhe perguntar se      passaste a informação pelas três peneiras;

- Três peneiras? Que queres dizer com isto?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer, passando a informação pelas peneiras:

- A primeira peneira é A VERDADE. O que tens a me dizer é verdade?

- o rapaz respondeu: não sei, eu ouvi dizer;

- A segunda peneira é A BONDADE. O que tens a dizer é bom para alguém, produzirá bondade nos corações?

- O rapaz respondeu: não sei;

- A terceira peneira é A UTILIDADE. O que tens a dizer será útil para alguma coisa, cumprirá algum propósito.

- O rapaz disse envergonhado, não sei dizer.

Sócrates finalizou: Tudo aquilo que não possuir VERDADE, BONDADE OU UTILIDADE, é melhor que guardes para si.

Moral da história: Se formos bons exegetas, bons peneiradores das informações que recebemos antes de repassá-las para alguém, certamente contribuiremos significativamente para um mundo bem melhor.

 

JOSÉ ANTÔNIO SOARES 1º TENENTE PM

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior