Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Artigo -

VOTO CONSCIENTE

VOTO CONSCIENTE

 

Divino Alves de Sousa

O voto é um dos maiores exercícios de cidadania do Brasil, é muito comum dizer que todos os políticos são iguais e que o voto é uma obrigação. Mas muitos não conhecem o poder do voto e o significado que a politica tem em suas vidas, A sociedade tem a responsabilidade e uma missão importante de colocar na urna não só o voto pessoal, mas a consciência de que ele tem consequências para suas vidas e para o futuro do seu município.

Na Democracia do Brasil, as eleições são de fundamental importância, pois além de representar um ato de cidadania, possibilita a escolha dos representantes e governantes que redigem e executam leis que possivelmente interferirão no cotidiano da sociedade.

A escolha de um mal governante pode representar uma queda na qualidade de vida da população e esses são os que gerenciam os impostos pagos, desta forma dar valor a política e valorizar o voto, votar de forma consciente, acompanhar com atenção as noticias e informações referentes aos candidatos com passado limpo e propostas voltadas as melhorias de cada Estado e cidades conforme as necessidades.

Há em todo País políticos corruptos e incompetentes, que usam a política para enriquecer, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom politico? Esta é uma pergunta de difícil resposta. Por isso é importante acompanhar os projetos da campanha política e dos programas eleitorais de rádio e TV. É preciso saber o que o candidato está propondo e se os projetos e idéias que ele pretende executar, caso chegue ao poder, são, de fato, executáveis, verificar os trabalhos anteriores, as experiências de cargos públicos, processos judiciais, se houve envolvimento com atos ilícitos, se a vida dele como político tem bons frutos, pois a cobrança também é direito que o cidadão tem dentro de um sistema democrático.

Votar conscientemente não é fácil, mas é preciso lembrar que voto não tem preço, tem consequências.

 


Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior