Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Editorial -

Chá mate emagrece e cura doenças

Chá mate emagrece e cura doenças


O grande consumo da erva-mate e a sensação de bem estar dos apreciadores do chimarrão despertaram o interesse de vários pesquisadores. Depois de muitos estudos ficou comprovado que a ingestão do mate inibe o desenvolvimento do câncer, mesmo hereditário.
O chá mate contém substâncias com ação antioxidantes, que expulsam as substâncias tóxicas do organismo. Previne alguns tipos de câncer, inclusive o de próstata, e as doenças do coração. O chá mate é laxante, diurético, energizante, acelera o metabolismo das gorduras, auxilia no processo de cicatrização e diminui o surgimento de doenças crônicas.
O consumo diário do mate reduz gorduras rapidamente, elimina o colesterol e diminui os riscos de problemas cardíacos. Dificulta a absorção de glicose, evitando a obesidade e o diabetes.
O consumo diário de chá mate diminui os níveis de triglicerídeos e LDL, eliminando as gorduras e toxinas do nosso organismo, retirando-as do fígado e sangue para serem eliminados pela unira e fezes.
Como preparar o chá:
- Coloque uma colher de chá mate em uma jarra, despeje água quente sobre a erva, deixe em infusão por 5 minutos. Tome quente ou gelado.
- O chá deve ser consumido em até 24horas depois de pronto para não perder as propriedades.
- Para aproveitar os benefícios, o ideal é consumir diariamente 1L de chá, após o almoço e o jantar.
- Para quem tem insônia evite o consumo após as 17h.
Você pode ainda consumir a erva mate, através do chimarrão (tradição entre os gaúchos).
Erva-doce: santo remédio contra cólicas
O óleo essencial da erva-doce, contido principalmente nas sementes, tem grande quantidade de anetol, substância poderosa no combate às contrações do intestino. Daí seu chá ser um santo remédio contra cólicas. Mas os superpoderes do anis (outro nome pelo qual ela é conhecida) não acabam aí:
Ela aumenta a secreção do suco gástrico, facilitando a digestão. O bulbo e os talos têm flavonoides, que são antioxi-dantes que liquidam os radi-cais livres, prevenindo contra o envelhecimento, além de substâncias parecidas com o estrógeno, capazes de diminuir o risco de tumores de mama e ovário.

Solução natural à base de camomila contra TPM
Para combater os sintomas da TPM, prepare um xarope de camomila:
1 colher (sopa) de folhas e flores secas de camomila
1 copo (sopa) de sementes frescas de erva-doce
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de mel
Ferva as folhas e flores de camomila e a erva-doce por 5 minutos. Espere amornar e adicione o mel. Misture bem e tome de 2 a 3 colheres (sopa) por dia.
Dica esperta
Se for preparar um chá com erva-doce, não deixe-o por mais de 24 horas na geladeira para não perder suas propriedades.


Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior