Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Educação -

Goiás celebra Dia do Trânsito na Escola a partir de 2017

A partir de 2017, o dia 22 de setembro será dedicado à reflexão de professores e alunos das escolas públicas de Goiás sobre a importância da educação para o trânsito. Instituída neste ano, a definição da data comemorativa integra uma série de iniciativas da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano abordou o tema Eu sou + 1 por um trânsito + seguro.

Segundo dados do Detran, mais de 1600 crianças perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil a cada ano. Eles são a principal causa de morte de pessoas de zero a 14 anos. Por isso, visando mudar essa realidade, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), implantou a data comemorativa.

Segundo balanço do Detran, já neste ano as 1132 unidades da rede pública de ensino dedicaram uma aula para discutir a temática trânsito. Mais de 25 mil professores conversaram sobre segurança viária e cidadania com 550 mil alunos. A partir do ano que vem, o Dia do Trânsito na Escola abordará extensa programação dedicada essencialmente à temático do trânsito.

Além de garantir a segurança das crianças, a expectativa do Detran com a implantação do Dia do Trânsito na Escola é preparar os estudantes para que se tornem cidadãos conscientes, seja como pedestres, ciclistas ou futuro condutores. O trabalho de educação visa ainda formar multiplicadores.

“As crianças têm o poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família. À medida que conhecem as leis de trânsito, os riscos do excesso de velocidade, do desrespeito do semáforo e da faixa de pedestre, certamente, poderão multiplicar esse conhecimento”, ressalta o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior