Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Espaço Cultural -

O que é política?

O que é política?


A palavra “política” pode ser definida de várias formas. O nosso dicionário diz: “ciência dos fenômenos referentes ao Estado; a arte de bem governar os povos; um conjunto de objetivos que enformam determinado programa de ação governamental e condicionam  a sua execução”. Política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum. É a organização social que procura atender à necessidade natural de convivência dos seres humanos e toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade. A arte e ciência do governo, o estudo do poder e a ciência do Estado.

Todos somos políticos por natureza, afinal, todas as ações humanas que produzem algum efeito sobre os objetivos dos grupos sociais ou sobre as regras de convivência são de natureza política. A palavra política tem origem grega e foi usada por vários filósofos e escritores da Grécia antiga. Os gregos davam o nome de polis à cidade, isto é, ao lugar onde as pessoas viviam juntas. Aristóteles dizia que o homem é um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia uns dos outros. A própria natureza dos seres humanos é que exige que ninguém viva sozinho. Assim, política se refere à vida na polis, ou seja, a vida em comum, às regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e às decisões sobre esses pontos.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país (estado ou município) e que a vontade do povo será a base da autoridade do governo, ou seja, todos temos direito de participação política, além do dever de participação da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum. Afinal, participação política é um instrumento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Portanto, devemos estar atentos e cuidar para que a política esteja realmente a serviço da sociedade, procurando atender às necessidades naturais de convivência dos seres humanos.

Com esta breve explanação, creio que conseguimos traduzir melhor o que vem a ser de fato política, ou, a prática desta, visto que politicar não é simplesmente agir ou fazer algo como, por exemplo, em época de eleições, como erroneamente muitos dizem: “época de política”, visto que toda época ou tempo é tempo  e  época de política e de politicar.  A política é feita a todo tempo e em todo lugar, visto que, politicar é participar. Não envolvamos com a política somente em época ou vésperas de eleições, assim, ficaremos alheios aos problemas que afetam nosso país, estado ou município. Não participamos de nossa política consoante deveríamos, assim, não exercemos o nosso direito de participação e cidadania, daí, pouco adianta reclamar ou questionar os atos dos administradores ou gerenciadores públicos, erroneamente também chamados de políticos, haja vista que políticos somos todos nós. Sendo assim, BOA POLÍTICA PARA TODOS.
José Antônio Soares – Capitão PM  

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior