Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Espaço Cultural -

LAVOURA DE GIRASSOL

Pequenos detalhes que normalmente revelam grandes verdades, quase sempre passam despercebidos. Um destes se exibe atualmente à nossa frente e não é preciso muito esforço para entender sua mensagem. Estou falando da lavoura de girassol às margens da rodovia que dá acesso à cidade.

Lá está ela, toda altiva, pintando o chão de dourado em contraste com o capim seco do outono que se estende no horizonte. A cor amarela se destaca entre as outras suas amigas e não há dúvida de que, em grande extensão, tem a magia de seduzir os olhares de todos, até mesmo dos mais insensíveis. Amarelo é sinônimo de riqueza, de prosperidade, não se pode esquecer. Associada a essa definição, a flor do girassol encanta os corações apaixonados e as almas que apreciam o belo e o simples. Um silencioso chamado atrai e ela prende a atenção com sua dança ao vento, seu sorriso largo e o rosto sempre voltado para o sol. Tanto é verdade que constantemente famílias inteiras, grupos de amigos, românticos casais se deslocam ao lugar para apreciar o espetáculo, caminhar ao lado das flores, registrar o passeio em fotos e postar na grande rede, compartilhando a todos sua alegria. É frequente ver um automóvel estacionado nas imediações. Há até mesmo um local preferido, do lado direito da rodovia, próximo a uma árvore. Ali as poses se sucedem e as pessoas realizam um pequeno e agradável passeio de fim de tarde.

Mas que verdade a lavoura de girassol nos revela, à qual fiz alusão no início de nossa conversa? Vamos a ela. Todos sabem das dificuldades que o nosso município atravessa. A população mal recebe o básico como saúde, educação e ruas transitáveis. Desse modo, o lazer fica em último plano e quase sempre é esquecido. As pessoas estão sedentas de um evento qualquer, de uma festa, de uma comemoração para que possam sair e extravasar suas incertezas e preocupações. Nada acontece, no entanto. Assim, o amarelo dos girassóis “inconscientemente” está fazendo esse papel de distração e prazer necessários para uma vida saudável e feliz.

É preciso ressaltar que as lideranças políticas atuais são capazes de mudar esse quadro e, com o passar do tempo, as conquistas serão alcançadas. Enquanto espera esse momento, nossa comunidade se diverte tirando “selfies” na lavoura de girassol. Em nome de todos, nosso agradecimento ao iluminado agricultor.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior